Semelhante ao pulmão, quando o estômago é afetado por alguma alteração, como refluxo ou úlcera, por exemplo, a dor pode irradiar para o meio das costas. No entanto, nesta situação, as pessoas também costumam apresentar sensação de queimação na garganta, dificuldade para fazer a digestão e, até, vômitos.
Já a dor que inicia na barriga, na região estomacal, que irradia para as costas, pode ser do refluxo gástrico, causa muito comum na gravidez, devido ao aumento do volume do útero e compressão do estômago.
Esofagite A esofagite é a inflamação do tecido do esôfago, geralmente, provocada por doença do refluxo gastroesofágico ou uma hérnia de hiato. Esta inflamação costuma provocar dor no estômago e queimação na região do tórax, que piora após refeições e com certos tipos de alimentos, como cafeína, álcool e frituras.
Podem ser sintomas de refluxo, como também podem ser sintomas de ansiedade, o julgamento médico nesse caso é fundamental. Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.
Massa abdominal é todo e qualquer crescimento anormal que envolve o abdômen. Esse crescimento pode causar inchaço e até mesmo deformar o abdômen, além de sintomas como ganho de peso e dor. O abdômen é dividido em quatro partes, chamadas de quadrantes.
As massas pélvicas podem se originar de órgãos ginecológicos (colo, útero ou anexos uterinos) ou de outros órgãos pélvicos (intestino, bexiga, ureteres, músculo esquelético ou osso). O tipo de massa tende a variar de acordo com a faixa etária.
A maior parte dos casos de dor ocorre quando um tumor pressiona os ossos, nervos e órgãos do corpo. Pacientes com doença avançada são mais propensos a sentirem dor. Compressão da medula espinhal. Quando um tumor invade a coluna vertebral, pode pressionar a medula espinhal.