O ILG é calculado a partir da divisão da soma dos Ativos Circulante (AC) e realizavel a Longo Prazo (RLP) pela soma dos Passivos Circulante (PC) e Exigivel a Longo Prazo (ELP).
Para calculá-lo, é preciso dividir o Ativo Circulante — que inclui itens como valores a receber no curto prazo, estoques, disponibilidade e despesas pagas antecipadamente — pelo Passivo Circulante, como dívidas e obrigações que vencem no curto prazo.
Para chegar ao valor do capital de giro líquido (CGL), é necessário subtrair o passivo circulante (PC) do ativo circulante (AC). Temos, então, a fórmula: CGL = AC – PC. Não há uma regra que defina qual é o resultado ideal para esse cálculo, pois ele varia de acordo com as características de cada negócio.
Os índices de liquidez são de especial interesse para bancos, fornecedores e credores no curto prazo da empresa. Os índices de liquidez normalmente empregados são: Índice de Liquidez Corrente (ILC); Índice de Liquidez Seca (ILS); e.
O índice de ativos (x) realiza o cálculo da rentabilidade de um ativo, do investimento que foi realizado, independente da fonte dos recursos. Para o cálculo desse índice, multiplique o lucro líquido (LL) por 100, e em seguida, divida pelo valor do ativo (VA). A fórmula fica assim: x = (LL * 100) / VA.
O cálculo do Retorno sobre o Ativo é bastante parecido com o ROI. A diferença é que enquanto neste último o lucro é dividido pelo investimento realizado, no ROA o lucro é dividido pelo Ativo Total da empresa. Dessa forma, a fórmula para se chegar no resultado é: ROA = (Lucro Líquido / Ativo Total) x 100.
ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100. Para encontrar o ROE basta colocar os valores na fórmula e teremos: ROE = (2 / 78) x 100 = 2,56%. Ou seja, a rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido dessa empresa foi de 2,56%.
Para uma empresa assegurar a manutenção do seu equilíbrio financeiro, necessita de gerar excedentes, ou seja, tem que ser rentável. A análise da rentabilidade inicia-se com o seguinte cálculo: rentabilidade dos capitais próprios = resultado líquido do exercício / capitais próprios x 100.
- Rentabilidade Acumulada Para calcular basta realizar o cálculo: Valor Final da Cota (99,1042) / Valor da Cota Inicial (100) -1 = -0,90%.
O retorno sobre o investimento relaciona o lucro operacional da empresa (suas receitas) e os investimentos realizados no projeto. No caso, a fórmula fica assim: (lucro operacional – investimento / investimento) x 100.
Para acompanhar esse indicador, o cálculo é bem simples. Basta subtrair o custo total do projeto do custo que era orçado, e depois dividir essa diferença pelo próprio orçamento novamente. O resultado, que pode ser colocado em percentual, vai mostrar qual o volume real de desvio que o projeto acabou resultando.
Como será medido o Progresso do Projeto Através do Gerenciamento do valor agregado e de seus indicadores de prazo e custo (SPI & CPI) e semáforos para indicar o progresso do projeto. Para isso, a linha base de tempo e custos é salva após a conclusão do planejamento.
É a metodologia mais usualmente utilizada e consiste em avaliar a quantidade de metas do projeto que foram ou não alcançadas. Só pode ocorrer na finalização do projeto.
O processo de monitoramento e avaliação constitui um instrumento para assegurar a interação entre o planejamento e a execução, possibilitando a correção de desvios e a retroalimentação permanente de todo o processo de planejamento, de acordo com a experiência vivenciada com a execução do Plano (IBAMA, 2002).