Pois bem, arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo: ... é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos; nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Por meio da arte, expressão artística e suas diversas linguagens não-verbais (pintura, desenho, música, teatro, escultura), livres por natureza, é possível entender a criança e conscientizá-la de que ela tem uma voz que merece ser ouvida. O ensino de artes permite entender a sociedade.
Resposta: A Arte não é beleza. Há, todavia, um conjunto muito grande de coisas que nos rodeiam, sejam naturais ou construídas (não queria dizer artificiais...), que possuem qualidades estéticas: um automóvel, uma roupa, um grafitti, uma pintura, um edifício...
Pra que um objeto ou uma ação humana seja considerada arte é preciso que tenha sido feita com essa INTENÇÃO. É preciso que tenha um sentido, um significado. Em outras palavras, um objeto só é artístico se tiver sido feito com esse propósito.
Bom, então o que determina se algo PODE ou NÃO PODE ser arte?? Pra que um objeto ou uma ação humana seja considerada arte é preciso que tenha sido feita com essa INTENÇÃO. É preciso que tenha um sentido, um significado. Em outras palavras, um objeto só é artístico se tiver sido feito com esse propósito.
1) Uma obra de arte tem NECESSARIAMENTE uma FORMA FÍSICA ACABADA, visível, tocável ou audível (odor e sabor não caracterizam obra de arte). Como exemplos, um quadro, uma escultura, uma sinfonia, uma poesia, uma peça teatral.
Arte (do termo latino ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, ...
Arte é uma palavra que se origina do vocábulo latino ars e significa técnica ou habilidade. Podemos dizer que é uma manifestação humana comunicativa muito antiga.
R: Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.
Resposta: A arte serve ou é útil para se alcançar um fim não artístico, isto é, ela não é valorizada por si mesma, mas só como meio de se alcançar uma outra finalidade. ... Em outras palavras, a obra tem função referencial de nos enviar para fora do mundo artístico, para o mundo dos objetos retratados.
O valor da arte é incalculável, as obras tem sim um preço, mas o valor dela é como dizer que um pensamento tem "tal" valor. O preço depende muito do conhecimento do artista.
Resposta. De um modo geral, podemos dizer que a arte tem três funções principais: a função pragmática, a função formalista e a função naturalista. ... Naturalista: a função naturalista da arte avalia sua integridade, ou seja, seu conteúdo e sua mensagem são mais importantes que a forma em que é apresentada.
As três funções da arte, são:
A função social da arte envolve a educação, a informação e o entretenimento. Em que a arte realiza o estímulo da percepção, da sensibilidade, da cognição, da expressão, e da criatividade. Além de possibilitar a reinserção de pessoas na comunidade.
A função social do artista é expressar a sua arte de acordo com a sua própria persuasão íntima, e de acordo com os grandes ideais da sociedade.
Uma das funções tem como finalidade possibilitar os processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação fazendo que o homem se desenvolva em todos os aspectos, ela é uma função individual trabalhando com o próprio eu.
A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
Ela pode ser vivida de várias formas, em especial na música, na escultura, na poesia, na pintura, na dança entre outros… Seus benefícios são inúmeros, entre eles, um canal para expressão de sentimentos e emoções promovendo o alívio de tensões e maior bem estar psicossocial.
A arte possui a capacidade de transformar o mundo que o rodeia, dada a sua capacidade de não só captar a realidade, mas expressá-la por meio de linguagens criadoras. A arte possibilita o encontro do ser consigo mesmo, de si com os outros, e com a totalidade da realidade humana.
“A arte é a capacidade que o ser humano possui de expressar seus sentimentos. Estes podem ser os mais variados possíveis como dor, amor, compaixão, alegria, tristeza, etc.
a arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. ela pode estar representada de diversas maneiras através da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, dentre outros. a cor viva pode expressar que a arte tem vida própria.
Além de dar vazão às questões emocionais de toda ordem, a arte traz mais prazer à vida. Podemos observar isso quando o dançarino, através do seu corpo, expressa diversos sentimentos ou o compositor consegue transpor para a canção toda a sua intensidade. ... A arte favorece não só quem cria, mas também quem aprecia.
A conexão com arte acontece nas profundezas do nosso ser, pois através dela somos capazes de acessar nossas emoções inconscientes. Há muito tempo vemos artistas encontrarem em sua expressão o espaço para a manifestação do que sentem. ... A arte surge como um mecanismo de reação às atrocidades do contemporâneo.
Por ser "alquímica", transmuta sentimentos e emoções, materializa medos, receios, fantasias, indo de encontro a nossa própria essência, ao nosso eu, às nossas raízes genealógicas, históricas, sendo um importante recurso de auto-transformação, pois como foi dito anteriormente, conteúdos que não eram da ordem da ...
A arte ajuda a trabalhar os próprios sentimentos e também a nos tornar mais sensíveis às emoções dos outros, o que contribui para a nossa empatia. Ao desenvolver produções artísticas, o nosso olhar fica mais apurado para o que está ao nosso redor, para o significado de outras manifestações.