É obtido subtraindo-se de 100 a soma de PB, FB, EE e MM (expressos em porcentagem de MS), então: ENN = 100 – (PB+FB+EE+MM).
O NDT dos alimentos foi calculado a partir da seguinte fórmula: NDT = PBD + CNFD + FDNpD + 2,25*EED (NRC, 2001), onde PBD = proteína bruta digestível, CNFD = carboidratos não fibrosos digestíveis, FDNpD = fibra em detergente neutro corrigida para proteína digestível, e EED = extrato etéreo digestível.
O NDT (Nutrientes Digestíveis Totais) é um dos modos mais empregados para expressar a energia dos alimentos para os ruminantes. Ele é semelhante ao valor da Energia Digestível do alimento, podendo ser utilizado para descrever os valores das necessidades energéticas do animal para formulação de rações.
O teor de proteína bruta de um alimento é obtido pela multiplicação do teor de N - total pelo fator de conversão (6,25).
Como a FDA está diretamente relacionada com a digestibilidade podemos calcular o NDT (nutrientes digestíveis totais), que corresponde a energia do alimento, pela seguinte fórmula: %NDT = 87,84 – (0,70 x % FDA) Ex: se o FDA é de 25% temos um NDT de 70,34%.
Para saber quantas calorias possui um alimento deve-se multiplicar a quantidade de carboidrato por 4, as gramas de proteína por 4 também e o total de gordura por 9. Por exemplo: Quantas calorias tem uma barra de chocolate com 100 g?
A avaliação da qualidade nutricional dos alimentos é determinada pela análise de sua composição quími- ca. ... A determinação de lipídeos em alimentos também é denominada determinação de extrato etéreo e é fundamentada no método de extração com solventes orgânicos (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008).
A rancidez oxidativa ocorre em lipídios contendo ácidos graxos insaturados, que podem sofrer oxidação formando aldeídos, cetonas, ácidos, alcoóis e hidrocarbonetos, os quais identificam o fenômeno da rancidez, que representa importante causa de rejeição de produtos pelo consumidor, podendo provocar alterações na sua ...
Matéria fibrosa (MF) ou Fibra bruta (FB): quantidade máxima de fibra presente no alimento. As fibras tem origem vegetal e não são metabolizadas pelo sistema digestivo do cachorro, embora auxiliem todo o processo de digestão.
Soxhlet e Goldfish são métodos gravimétricos utilizados para a determinação de lipídios/gordura/extrato etéreo em efluentes alimentos, bebidas, rações e águas com base na perda de peso do material seco submetido à extração por meio de solventes orgânicos a quente.
O objetivo foi conhecer o método Soxhlet para extração da gordura em amostras de alimentos. ... Este método consiste na extração de óleo com solventes, constituintes solúveis (o óleo) de um material inerte (a matriz graxa) para um solvente com o qual a matriz se acha em contato.
APLICAÇÃO O Método de Soxhlet aplica-se a produtos e subprodutos de origem vegetal, animal e rações (amostras sólidas). PRINCÍPIO O processo é eminentemente gravimétrico e está baseado na perda de peso do material submetido à extração com éter de petróleo.
Há diversos métodos para a determinação do teor de lipídios em alimentos, adequados para diferentes produtos: extração com solvente a quente, extração com solvente a frio; extração da gordura ligada a outros compostos, por hidrólise ácida e alcalina (CECCHI, 2003).
Existem vários métodos para extração de lipídios, dentre eles, Soxhlet, hidrólise ácida e Bligh; Dyer são os métodos de extração dominantes para a avaliação do teor de lipídios em alimentos e ingredientes alimentícios (HYVÖNEN, 1996; XIAO et al., 2012).
❖ Extração por solvente à quente ❖ Método de Soxhlet. ❖ Método de Goldfish. que permite a extração de lipídios através da passagem semi- contínua do solvente através da amostra. deve ser previamente seca em estufa e triturada.
Utilizado para a extração de lipídios e materiais sólidos que não se dissolvem com água, o Soxhlet consegue armazenar essas substâncias com toda a propriedade e permite que o responsável por manipular os materiais não precise ficar conferindo a todo momento a reação do composto quando estiver em contato com um solvente ...
Lipídios neutros estão ligados covalentemente e podem ser extraídos dos tecidos por solventes apolares, enquanto lipídios polares, os quais estão ligados por forças eletrostáticas e pontes de hidrogênio, requerem solventes polares capazes de quebrar tais ligações e liberá-los.
A extraçãocontínua sólido-líquido é um método utilizado na purificação e separação dos componentes de uma mistura. A partir deste método é possível isolar um componente puro a partir de uma mistura, através da separação deste componente dos outros constituintes.
Os solventes utilizados foram Hexano e Éter Etílico, que conforme Ramalho (2012) estão entre os melhores solventes para extração de gorduras. As misturas foram de 75% hexano + 25% éter etílico, 50% hexano + 50% éter etílico e 25% hexano Page 26 25 + 75% éter etílico.
Os principais métodos de extração de óleos essenciais das plantas são enfloração ou enfleurage, destilação por arraste de vapor e extração com solventes orgânicos.
No caso de extração utilizando CO 2 , costuma-se empregar condições onde a pressão é de até 200 atmosferas e a temperatura é de 33ºC. Nessas condições, estando o CO 2 em estado de fluido supercrítico, este recebe as partes da planta que tem o óleo extraído, nas quais age como um solvente.
Os métodos de extração de material vegetal
A extração enzimática consiste no uso de enzimas que utilizam moléculas de água para romper a parede celular dos vegetais liberando o óleo para o meio aquoso. O óleo é separado da água por centrifugação, resultando em um produto mais límpido que o processo que utiliza solventes orgânicos, por exemplo.