O que direito de regresso no novo CPC? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É regra geral no direito civil brasileiro que o causador de um dano a outra pessoa tem a obrigação de repará-lo por meio de indenização. ... Mas quando o verdadeiro culpado pelo dano é alguém que não foi atingido na ação de indenização, contra ele cabe a chamada ação regressiva.
Em quais hipóteses cabe o direito de regresso?
O direito de regresso deve ocorrer pelo exercício de uma ação própria, após o trânsito em julgado da ação movida por quem sofreu o dano e a consequente condenação em indenização, pois o objetivo da ação é justamente o de a Administração ter ressarcido o seu prejuízo decorrente da indenização, em virtude de atos ...
Em quais casos a ação regressiva é cabível direito Administrativo?
Esta regra deve ser aplicada tanto às situações em que o agente tenha causado dano diretamente ao Estado quanto àquelas outras em que o agente tenha causado dano a terceiro e o Estado seja compelido a propor ação regressiva contra o agente.
O que caracteriza uma ação regressiva?
É fundada no direito de uma pessoa (direito de regresso) de haver de outrem importância por si despendida ou paga no cumprimento de obrigação, cuja responsabilidade direta e principal a ele pertencia.
Quem pode exercer o direito de regresso?
Na definição de direito de regresso: Previsão constitucional direta, titularizada por qualquer pessoa jurídica exercente de função administrativa, da competência pública de determinar, frente aos agentes públicos responsáveis, a recomposição dos prejuízos imputados ao patrimônio do sujeito administrativo.
Como exercer o direito de regresso?
Depois de efetivado o pagamento, a Administração deve exercer direito de regresso contra o servidor público que, com dolo ou negligência grave, esteve na base da atuação ilícita geradora do dano. A Administração deve, no fundo, exigir do servidor público o que liquidou junto do lesado.
Quem é o titular da ação regressiva?
É fundada no direito de uma pessoa (direito de regresso) de haver de outrem importância por si despendida ou paga no cumprimento de obrigação, cuja responsabilidade direta e principal a ele pertencia.