A permacultura utiliza as qualidades inerentes das plantas e animais, combinadas com as características naturais dos terrenos edificações, para produzir um sistema de apoio à vida para a cidade ou a zona rural, utilizando a menor área praticamente possível.
A permacultura é uma filosofia, baseada em princípios éticos que são pautados em três pilares: cuidado com a Terra, que implica cuidar das coisas vivas e não vivas, como solos, espécies, águas, ar, com atividades inofensivas e de conservação; cuidado com as pessoas, de forma a suprir as necessidades básicas de ...
Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.
A ideia é criar e desenvolver pequenos sistemas produtivos organicamente organizados. É uma metodologia que ajuda a gerar renda em uma propriedade rural, economizar tempo e ainda nos permite viver em harmonia com a natureza. Resumindo: morar coletivamente neste planeta sem destruí-lo.
per·ma·cul·tu·ra ra. [ Ecologia ] Sistema, inspirado nos ecossistemas naturais, que visa a construção de comunidades humanas ecológicas ou de sistemas agrícolas estáveis, equilibrados, auto-suficientes e que causem reduzido impacto ambiental.
A permacultura consiste no planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das áreas, principalmente, de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia.
Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. Surgiu da expressão em inglês “Permanent Agriculture”, criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970.
A permacultura possui três éticas e alguns princípios de planejamento que são baseados na observação da ecologia e da forma sustentável de interação, produção e de vida das populações tradicionais com a natureza, sempre trabalhando a favor dela e nunca contra.
Os princípios éticos da permacultura seriam 1. Cuidar da terra, 2. Cuidar das pessoas, e 3. Compartilhar excedentes (inclusive conhecimentos), sendo esse último também chamado de Partilha justa e/ou Limites ao crescimento e ao consumo ou ainda Cuidar do Futuro [4] OU ???.
A Permacultura busca criar sistemas funcionais de produção que supram as necessidades humanas fazendo a integração harmoniosa dos habitantes, das demandas, dos recursos e do próprio local de aplicação.
Por ter uma visão mais ampla, a permacultura traz consigo diversos benefícios para os seres humanos e para o planeta terra. Permite-nos melhorar a qualidade do ar, reduzir consumo energético e reduzir a exploração dos recursos naturais.
Economia circular envolve um sistema de produção com resíduos zero. Como os resíduos são realmente um grande problema, tentamos fazer algo útil com aquilo que já foi gerado. O grande desafio é mudar as empresas para que elas desenvolvam novos modelos de negócio que agreguem valor ao produto/serviço.
Originalmente, a permacultura foi concebida como um método de agricultura permanente no fim dos anos 1970. O termo, cunhado pelos cientistas australianos Bill Mollison e David Holmgren em 1974, nasceu da contração, do inglês Permanent (permanente) mais Culture (cultura ou cultivo): Permaculture.
A permacultura é a base de diversas ecovilas, um assentamento humano sustentável que integra as atividades sociais, promovendo moradia, sustento, produção, lazer e vida social em um único local, sem que estas atividades sejam nocivas à natureza.
Pensando na permacultura para nós, nas nossas atitudes rotineiras, começamos a internalizar e a ter vontade de avançar em direção aos demais princípios que a compõem.
5 práticas sustentáveis para a agricultura
Produção Sustentável (PS) É a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o consumo sustentável implica na escolha de produtos que: Utilizaram menos recursos naturais em sua produção. Garantam emprego decente aos que os produziram. São facilmente reaproveitados ou reciclados.
Confira, neste post, 9 atitudes que você pode adotar no seu dia a dia para garantir a sustentabilidade na sua vida pessoal!
Sugestões de ações para cada Objetivo
Como tornar sua escola sustentável?
Práticas sustentáveis nas empresas
O caminho