O bebê fica na posição de encaixe mais ou menos entre a 36ª e a 38ª semana de gestação. Esse é o momento que os médicos e que as mães ficam atentos à posição do bebê para saber se ele terá a “apresentação cefálica”, que nada mais é do que a posição de cabeça para baixo ou se ele será um bebê pélvico.
Nos casos em que o bebê permanece sentado, é conhecido como parto pélvico. Para esse último caso, na maioria das vezes, é recomendado a cesárea, principalmente em primíparas, quando esta indicação é absoluta.
Agora, se observar que o bebê está se mexendo muito pouco e a barriga está mais baixa do que antes, é sinal de que ele está se preparando para nascer. Isso acontece quando ele se encaixa na região pélvica da mãe, geralmente nos dias que antecedem a data prevista para o parto, segundo Werner Júnior.
Para saber se o bebê encaixou, o médico pode fazer uma palpação do abdômen, para verificar se a cabeça começou a encaixar. Se três ou quatro quintos da cabeça se sentirem acima do osso púbico, o bebê não está encaixado, mas se se sentir apenas um quinto, significa que o bebê já está profundamente encaixado.