A atividade elétrica intrínseca das células especializadas ou automatismo é denominada de atividade ou potencial marcapasso, sendo que o centro gerador da atividade marcapasso é o nódulo sino atrial (células organizadas na parede posterior do átrio direito em répteis, aves e mamíferos ou no seio venoso em peixes e ...
A capacidade de contração e relaxamento do coração se dá através da condução de estímulos elétrico para toda a musculatura cardíaca, ou seja, o complexo estimulante do coração gera e transmite os impulsos que produzem as contrações coordenadas do ciclo cardíaco.
O marca-passo artificial funciona com três componentes básicos: o gerador de impulso, os eletrodos e o programador. O gerador de impulso é implantando abaixo da pele e é o responsável por gerar impulsos para estimular o coração. Os eletrodos são responsáveis por conectar o coração ao gerador.
Resposta. Resposta: O nodo sinoatrial é o marca-passo natural do coração, que pode ser comparado a um metrônomo, aparelho encarregado de marcar o compasso musical para os estudantes de piano. Além de dar ritmo, fornece a energia necessária às contrações cardíacas.
É a estrutura cardíaca com a maior frequência de despolarização, ou seja, com maior automatismo, e suas células são caracterizadas por serem do no sinoatrial , apresentando níveis de PRTM mais rasos em relaçao às atriais e ventriculares especializadas ou não, encontrando-se na ordem de -60 mV.
É um pequeno dispositivo implantável, capaz de monitorar o ritmo cardíaco e estimular o coração, evitando que os batimentos fiquem abaixo do considerado ideal.
o nódulo sinusal (Nódulo SA), é considerado o marca-passo natural do coração.