Os primeiros sinais e sintomas do climatério que podem começar a surgir até os 45 anos de idade e são:
Tratamento dos sintomas do climatério Vejamos os principais tratamentos medicamentosos: Terapia hormonal – a reposição de estrogênio é o tratamento mais eficaz para aliviar fogachos e suores noturnos, bem como prevenir a perda de massa óssea. O tratamento pode ser feito em pílula, adesivo, creme ou gel.
Mudanças Hormonais Passam a responder inadequadamente ao estímulo hormonal hipofisário e a produzir menor quantidade de inibina em razão do menor número e pior qualidade dos folículos recrutados. A hipófise responde a esse processo aumentando a produção de FSH.
A pré-menopausa é o período no qual o corpo da mulher se prepara para não ser mais fértil, caracterizando-se pela redução da produção de hormônios. É a fase do climatério, que começa próximo aos 40 anos de idade, quando a mulher ainda menstrua, e dura, em média, de 6 a 8 anos.
São sinais e sintomas característicos da pré-menopausa:
A irregularidade menstrual é um dos principais sintomas do climatério. Entretanto, o enjôo e as dores nas costas são incomuns. Seria interessante passar por uma avaliação ginecológica para afastar outras possíveis causas de dor nas costas, enjoo e dor pélvica.
A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.
A maioria das mulheres está acostumada a sentir cólicas durante o período menstrual. O que não é muito usual é sofrer com essas dores fora desse tempo. São vários os fatores que podem levar uma mulher a vivenciar desconfortos abdominais. A ovulação, por exemplo, pode gerar uma pequena cólica, assim como a endometriose.
Nem toda mulher sente cólicas menstruais. 2 – O ciclo menstrual varia de 3 a 7 dias, é normal a mulher ter cólica em todos os dias do ciclo ou em apenas alguns? A cólica menstrual em geral quando incomoda a mulher, é mais intensa nos primeiros dias do ciclo menstrual.
Cólicas que se iniciam antes de menstruar e que duram por todo período de sangramento não devem ser consideradas normais. Mais ainda se vierem acompanhadas de alteração no hábito intestinal (como intestino solto ou dor para evacuar). Isso pode ser endometriose e deve ser devidamente pesquisado pelo médico.
É muito como a mulher sentir dores no pé da barriga quando está para menstruar. Em geral, as cólicas costumam ser mais acentuadas e também podem ocorrer nas costas acompanhadas de inchaço abdominal. Essas dores tendem a desaparecer quando a menstruação desce ou quando ela vai embora.
Esses quadros são chamados de dismenorreia secundária e a cólica pode começar 15 dias, uma semana, cinco dias antes da menstruação e piora com ela.
Podemos dizer que a cólica é um dos sintomas da famosa tensão pré-menstrual, que costuma aparecer até 15 dias antes da menstruação e tende a desaparecer assim que ela desce. Dor de cabeça, enjoo e irritação também são sintomas clássicos.
A TPM, ou tensão pré-menstrual, é uma situação muito comum em mulheres com idade reprodutiva e ocorre devido a alterações hormonais normais do ciclo menstrual, sendo caracterizada pelo aparecimento de sintomas físicos e psicológicos 5 a 10 dias antes da menstruação que podem interferir na qualidade de vida da mulher.
Distúrbios emocionais; Seios inchados e doloridos; Aparecimento de espinhas; Aumento do apetite.
Chás para descer a menstruação atrasada