Vantagens e desvantagens da produção vertical e horizontal
Concentração vertical consiste na integração, numa mesma empresa de todas as fases da produção, desde a obtenção da matéria-prima, à venda do produto. É o caso dos grandes grupos siderúrgicos como Schneider, U.S.S., Krupp, Thyssen, entre outras.
A integração horizontal acontece quando a empresa expande-se, adquirindo outras, na mesma linha de negócios. A diversificação horizontal relacionada ocorre quando uma empresa adquire outra de um setor externo ao seu campo de operações atual, mas que está relacionada a suas competências essenciais.
A integração horizontal ocorre quando uma empresa se expande ao adquirir outras na empresas da mesma linha de negócio. A diversificação horizontal relacionada é a aquisição de uma empresa por outra de setor externo ao seu campo de operações atual, desde que seja mantida uma relação entre suas competências essenciais.
Quando há a necessidade de diversificar, ou seja, ampliar o campo de ação dos negócios, uma empresa pode adotar diversos tipos de estratégias. Neste sentido, suponha que uma empresa que produz camisetas e outras roupas de algodão deseja ampliar seus negócios comprando uma empresa que produz malhas de algodão.
Esse modelo diz respeito a quando uma empresa decide obter maior controle sobre a cadeia de produção na qual seu negócio está inserido, e então busca se expandir dentro de um mesmo setor ou produto. Com isso, a empresa obtém muitas vantagens em relação a concorrência.
Verticalização: é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Foi predominante no início do século, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais. É definida como uma estratégia em que a empresa “faz tudo”.
Uma empresa verticalizada é aquela que possui negócios em toda a cadeia de produção. Geralmente, empresas assim conseguem redução de despesas e sinergias, pois capturam melhor o valor gerado em cada etapa da cadeia produtiva.
Varejo ou retalho é a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, ao contrário do que acontece na venda por atacado, o varejo é a venda direta ao comprador final, consumidor do produto ou serviço, sem intermediários.
Varejo é um termo usado para designar os setores de comércio que vendem diretamente para os consumidores finais. As atividades do comércio varejista são importantes, pois geram uma grande quantidade de empregos no Brasil.