A canela é uma especiaria aromática rica em flavonoides, como eugenol, hesperidina e linalool, que têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
A inquietação levou-o a conduzir um ensaio clínico randomizado, triplo cego e controlado por placebo, na cidade de Parnaíba, litoral do estado do Piauí**. Conforme o pesquisador, os participantes que tomaram a canela, de modo adjuvante aos antidiabéticos orais prescritos pelos médicos tiveram redução significativa nas faixas de glicemia de jejum, hemoglobina glicada, e reduziram o índice de resistência insulínica. Esse grupo também conseguiu reduzir o peso e o índice de massa corpórea. “Acreditamos que, a longo prazo, os pacientes possam ter um melhor gerenciamento dos níveis glicêmicos”, evidencia José Cláudio Lira.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
No que diz respeito à ingestão, Lívia Araripe, nutricionista pós-graduada em nutrição aplicada à gastronomia, lembra que a especiaria é extremamente versátil, combinando com pratos doces e salgados.
A canela apresenta elevada atividade antioxidante, já que possui compostos fenólicos e flavonoides, como o cinamaldeído e o eugenol, que desempenham papel essencial na eliminação dos radicais livres, redução dos seus danos e prevenção da oxidação de gorduras.
Além disso, o chá de canela também promove o relaxamento das artérias e, por isso, pode ajudar na prevenção e no tratamento da pressão alta. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar os benefícios do chá de canela na pressão alta.
Leia também: Saúde da mulher: qual a importância do cuidado preventivo?
Mesmo se tratando de um estudo com animais, o resultado é animador, uma vez que ainda não há um tratamento definitivo para a doença de Parkinson.
Uma forma de usar a canela é adicionando 1 colher (de chá) na salada de frutas, em cereais, em panquecas, em vitaminas ou no café, por exemplo, sendo uma ótima estratégia para baixar naturalmente a glicose do sangue, sendo útil para o controle da diabetes e para emagrecer.
Entenda melhor como consumir muita canela faz mal. Além disso, o uso da canela deve ser feito com cuidado por quem tem algum problema hepático ou cardíaco.
A canela é empregada na cozinha como um material de condimento e aromatizante. O tempero é usado na preparação receitas de sobremesas como tortas de maçã, bolos e doces picantes e como um acompanhamento para bebidas como o café, o chá, o cacau quente e os licores.
Tenho Hepatite alto-imune sinto muitas dores nas articulações tomo remédios como azatioprina , ursacol e prednisona todos os dias a 5 anos será se posso Tomar o chá da canela ?
O limão é rico em vitamina C, um antioxidante que ajuda na eliminação de toxinas do corpo. O mel, além de adoçar naturalmente, possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Originalmente, a canela é uma especiaria vinda do Sri Lanka, um pequeno país asiático. Ela é extraída da casca do tronco de uma árvore tropical chamada Cinnamomum, ou caneleira, e tem um perfume inconfundível. O fato é que essa substância tem inúmeras propriedades medicinais se utilizada em forma de chá ou pó.
Se você quer potencializar ainda mais seus objetivos, conte também com a ajuda da Equipe SuperTreino através da nossa consultoria fitness online!
No entanto, o uso das cápsulas de canela deve ser feito somente sob a orientação de um médico ou o nutricionista, já que essa especiaria é contraindicada em algumas situações.
Além do combate ao diabetes, com o controle dos níveis de açúcar no sangue, a canela tem intensa ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo. Com isso, pode até atuar na prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer e tumores. A canela é boa para curar até a gripe! Além disso, também faz bem para os cabelos, inclusive, é vista muitas vezes em fórmulas de xampus.
“Ela pode ser consumida por qualquer faixa etária, sendo contraindicada apenas para mulheres gestantes ou tentantes, pois a aumenta as contrações uterinas, podendo ocasionar aborto”, ressalta Lívia.
Alguns estudos tem mostrado que a canela possui efeitos anti-cancer, tanto por suas propriedades antioxidantes, quanto por seu efeito na morte de células cancerígenas.
Leia mais: O que é IMC e como descobrir o seu gratuitamente com a calculadora de IMC!
Além de diminuir a sensação de fome, e assim reduzir o consumo de carboidratos, a canela pode melhorar a sensibilidade à insulina. Assim, a canela pode ser usada por pessoas que tem diabetes para ajudar no controle da glicemia. Veja todos os benefícios da canela para diabetes.
No entanto, a ingestão de altas quantidades de chá de canela pode causar irritação na boca e lábios, suor, coriza, hipoglicemia, intoxicação no fígado, aumento dos batimentos do coração e da frequência respiratória.
A canela possui uma série de benefícios. Ele ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Esta especiaria originária da Ásia, mais precisamente do Sri Lanka, também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica.
Algumas são:
Esta especiaria acaba por ser o complemento perfeito para o leite. É um bom parceiro que ajuda a combater insónias. A canela impede que as taxas de açúcar no sangue subam, é como um doseador insulínico que gera um aumento da sensação de relaxamento.
– Em algumas pessoas, a canela pode provocar irritação das mucosas, dos tecidos e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlceras, alergias, sudação, depressão e sonolência. – O consumo excessivo de canela prejudica o fígado.
Consumo em excesso Consumir o chá de canela em grandes quantidades pode causar diarreia, levar à intoxicação, cãibras musculares e hipoglicemia.
Os efeitos colaterais da canela podem ser observados quando é consumida a espécie Cinnamomum cassia em muita quantidade, pois contém cumarina e pode desencadear alergias e irritação na pele, hipoglicemia e dano hepático em pessoas com doenças graves do fígado.
– Sim, a canela pode ter efeitos secundários indesejados no organismo, se for consumida em excesso. Esta especiaria tem cumarina a qual, quando consumida em doses muito altas, pode causar efeitos colaterais perigosos. Contudo, estes só se verificam se a porção ingerida for muito elevada.
Da mesma forma que a canela que ajuda a otimizar o metabolismo. Tal promove a perda de peso e a queima de gordura. Tanto o café como a canela ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo assim e controlando a diabetes.
Pessoas que fazem uso de medicamentos específicos. Quem faz uso de medicamentos deve ter cuidado com a canela e consultar um(a) médico(a) antes de consumir chá de canela. Segundo pesquisas, a cumarina presente na especiaria pode interagir com remédios como aspirina, ibuprofeno e anticoagulantes.
O chá de canela em pau, chamada cientificamente de Cinnamomum zeylanicum, estimula a contração uterina, sendo por isso uma boa opção para descer a menstruação que está atrasada e também para fazer com que a menstruação venha em maior intensidade e assim dure menos dias.
A canela excita, acelera o pulso e a respiração, provoca suor e estimula a atividade intestinal. Estes sintomas são seguidos de paralisia, depressão e sonolência. O azeite de canela era usado nos anos 30 na produção de cigarros com o mesmo efeito da maconha.
Por isso recomendamos não tragar na intenção apenas de diminuir esses efeitos. Kumbayá faz mal? Dependendo do uso sim. Fumaça quente sempre faz mal aos pulmões, o ideal é não tragar e fazer uso consciente e moderado.
É uma das ervas mais abundantes no blend. Causa um efeito de relaxamento e calma que diminui o stress e a ansiedade, por isso é tão utilizada como fumo de transição por pessoas que desejam parar de fumar cigarro, substituindo o conhecido efeito de baixa da pressão.
De acordo com pesquisas recentes, uso regular de alecrim mantém jovem e melhora através do sangue. Graças à sua antioxidante desempenha um papel protetor do fígado.
A camomila ajuda a reduzir os níveis de estresse, enjôos, acalma, relaxa, auxilia no tratamento de ansiedade é ótima para pele e cabelo, entre outras coisas. O fato de ela trazer relaxamento e desestressar a coloca como boa substituta da nicotina.
Dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e alteração do sono são alguns dos sintomas da abstinência do cigarro. Esse conjunto de reações desconfortáveis, que podem incluir o aumento do apetite, tristeza e até depressão, é chamado de síndrome de abstinência da nicotina.
A crise de abstinência dura em média 1 mês, variando de acordo com cada pessoa e com a quantidade de cigarros que fumava, e é a pior fase do processo de parar de fumar. No entanto, após 2 ou 3 meses já é possível conviver melhor sem o cigarro e sem as crises de abstinência.
Os dois primeiros dias são os piores. Daí em diante, a frequência e a intensidade das crises vão diminuindo e a falta que você sente do cigarro também. Segue abaixo uma relação de medidas simples que podem ajudá-lo a superar essa fase difícil das crises de abstinência.