Complemento nominal ou adjunto adnominal?
Os complementos nominais vêm sempre seguidos de preposição, tal como o objeto indireto (este, um complemento verbal). Assim, é importante não confundir esses dois termos. Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo.
São duas as principais características do complemento nominal: - sempre seguem um nome, em geral abstrato; - ligam-se ao nome por meio de preposição, sempre obrigatória. Os complementos nominais podem ser formados por substantivo, pronome, numeral ou oração subordinada completiva nominal.
os verbos destacados precisam de complementação de forma direta ou indireta,ou seja eles são transitivos diretos e indiretos. Identifique a transitividade desses verbos,conforme a legenda a seguir, indicando os respectivos complementos verbo transitivo direto (vtd) verbo transitivo indireto (vti) a.
"Um livro" é o objeto direto. Note que se disséssemos: "Maria comprou." a frase estaria incompleta, pois quem compra, compra alguma coisa. O verbo comprar é transitivo direto. Também não possuem sentido completo, logo precisam de um complemento, só que desta vez este complemento é acompanhado de uma preposição.
Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.
um objeto direto.
Os termos integrantes complementam os termos essenciais da oração (sujeito e predicado), são eles: os complementos verbais (objeto direto e indireto); o complemento nominal e o agente da passiva.
Resposta. B) verdadeiro êxodo: objeto direto de talento : complemento mominal de talento .
o complemento verbal "relógio" é um objeto direto. Se substituirmos por um pronome oblíquo, teremos "Mostrei-o". c) Na oração, a pessoa mostrou algo (o relógio) a alguém (lhe), logo o verbo é transitivo direto e indireto.
Resposta. Resposta: Como transitivo direto. ( um grande resultado coletivo).
Resposta. verbo transitivo direto, bitransitivo e pronominal Oferecer instrução a; educar: criou as filhas; criou os netos na solidariedade; criaram-se no paganismo. ...
Nesse caso, o verbo é considerado termo regente e seu complemento, o termo regido.
Ao assumir a transitividade indireta, o verbo exige o complemento de um objeto indireto; tel expresso por uma preposição.
Quando um verbo que não tem sentido completo liga-se ao seu complemento ser. uma preposição, é chamado de verbo transitivo direto e seu complemento recebe or. eto direto.
Resposta:Explicação: Olá, o exercício é sobre verbos. O verbo tentar é objetivo direto, portanto seu complemento é o objeto direto.
Os complementos verbais são termos integrantes da oração que têm a função de complementar o sentido de determinados verbos. A oração possui elementos que têm a função de complementar o sentido de determinados verbos e nomes: são os termos integrantes da oração.
Em qual das frases a seguir o verbo é indireto, ou seja, liga-se indiretamente ao complemento? Minha avó fazia bolos maravilhosos! / O prédio situa-se no outro bloco. / O sucesso da fórmula consiste em dosar bem as partes./ Era uma pessoa espetacular. precompre3 está aguardando sua ajuda.