Quase sempre, apenas uma pequena parte das espiras é danificada quando o resistor “queima”. A parte danificada pode estar num dos extremos ou na região central. Seja lá onde tenha ocorrido a ruptura, você poderá medir com o ohmímetro a resistência entre um terminal e a pontinha de espira que sobrou.
Medindo resistência com um multímetro analógico. Escolha o objeto cuja resistência você deseja medir. Para obter a medida mais precisa possível, teste a resistência de um componente individualmente. Para isso, basta removê-lo do circuito ou testá-lo antes de instalá-lo.
Coloque as pontas de prova do multímetro nos respectivos terminais do alto-falante, ponta vermelha no positivo e ponta preta no negativo. Aguarde alguns instantes e verifique no display do multímetro o valor medido. Neste caso foi medido 6.
A resistência dos resistores pode ser medida no multímetro, movendo o seletor para a seção “Ω”. O multímetro permite medir resistências desde alguns ohms até no máximo 2 mega ohms (2 milhões de ohms). As 5 posições do seletor são suficientes para medir com uma precisão razoável a maior parte dos resistores mais comuns.
Não sei de cór mas abra qualquer fonte, e anote os valores (ou cores) que deverá servir. O valor desse tipo de resistor pode ficar entre 100K até 470K, quanto menor o valor da resistência mais rápido descarregam-se os capacitores. Provavelmente no teu caso deve ser 220K.
Os principais instrumentos para esse teste são o Osciloscópio e o Multímetro (na escala de tensão ou corrente)....Atualmente existem três métodos de medir componentes na placa:
Como testar Transistor MOSFET utilizando Multímetro Digital
Testando o Diodo na Placa Quando medimos o diodo no sentido direto o multímetro deve mostrar o valor da tensão de barreira do diodo. No sentido reverso o multímetro mede aberto (OPEN; OL; 1.) ou um valor maior que a tensão de barreira.
- se nas duas leituras o ponteiro chegar a indicar zero ohms o diodo está em curto. - se nas duas leituras o ponteiro indicar infinito (não se mover) o diodo está aberto. - se o ponteiro se mover nas duas leituras mas indicar valores (ou posições na escala) diferentes, provavelmente o diodo estará com fuga.
Para medir o diodo com o multímetro digital, vamos usar a escala de Diodo, ai é fácil, não é? já vem o desenho do diodo na escala do multímetro. No multímetro analógico, vamos usar a escala de X1 e na escala de X10k para medir o diodo comum, sem ser zener.
Basta ligar o diodo zener em teste no local indicado e ler no multímetro a tensão zener. Para diodos zener com tensões maiores, pode ser usado um transformador de maior tensão, aumentando-se o resistor proporcionalmente tanto em valor ohmico como em dissipação.
A maneira mais fácil e óbvia de descobrir a tensão de um diodo Zener é olhar o código impresso ou as faixas coloridas no corpo do mesmo e consultar a Internet.
O teste é feito conectando o diodo em pontos específicos no multímetro, ou ligando as pontas de prova do multímetro nos terminais do diodo. A indicação do estado do diodo é dada diretamente no display do multímetro, sem a necessidade de analisar valores medidos.
Se as duas lâmpadas acenderem, o diodo se encontra em curto. Se apenas uma lâmpada acender o diodo se encontra bom. Dependendo dessa lâmpada, pode-se identificar a polaridade do diodo. Se nenhuma das lâmpadas acender o diodo se encontra aberto.
Método: 1. Selecionar a função medição de resistência no multímetro. 2. Conectar o positivo do multímetro no gate e o negativo no catodo do tiristor 1, o valor medido deve ser de até 40Ω (válido para componentes de potência fabricados pela SEMIKRON), não podendo estar em curto.
Funcionamento do Circuito de teste do SCR A lâmpada não deve acender. Agora pressione o botão do interruptor S1 para ligar e você pode ver a luz vai acender. A lâmpada permanecerá ligada mesmo que o botão S1 é liberado (indica o travamento). Se tudo acima ocorrerem, então podemos concluir que o SCR está em bom estado.
Os terminais do diodo são o ânodo e o cátodo. Para permitir a passagem da corrente elétrica, o ânodo do diodo deve estar conectado ao positivo da fonte de tensão e o terminal cátodo deve estar conectado ao negativo da fonte de tensão. ... Quando polarizado diretamente, o diodo permite a passagem da corrente elétrica.
Quando a corrente flui através do diodo, alguma potência sempre é dissipada em forma de calor. Isto é percebido através de uma queda de tensão de aproximadamente 0.
O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua.
Diodo Ideal: Tem esse nome por existir somente na teoria, ou seja, ele não é real. ... Este diodo conduz a partir de 0 volts quando polarizado diretamente (fato que só é possível por ele ser perfeito e existir apenas no mundo teórico).
Idealmente, um díodo comporta-se como um condutor perfeito (de Page 2 Notas: resistência nula) quando está polarizado directamente e como um isolante perfeito (de resistência infinita) se tiver polaridade inversa. A Figura 7 mostra a característica corrente-tensão de um díodo ideal.
A figura abaixo mostra o gráfico de funcionamento do diodo: No gráfico, o verde significa polarizado diretamente, o azul reversamente e o vermelho é a zona de ruptura, onde se a tensão reversa for maior que |Vbr|, a junção PN do diodo se rompe, em outras palavras, o diodo queima.