Para determinar o grau de uma equação polinomial, basta encontrar a maior potência cujo coeficiente seja diferente de zero. Portanto, as equações dos itens anteriores são, respetivamente: a) A equação é do quarto grau: 3x4 + 4x2 – 1 = 0.
Equação biquadrada é uma equação de quarto grau, que para achar os valores de suas raízes é preciso transformá-la em uma equação de 2º grau. Essa equação é escrita da seguinte forma geral: ax4 + bx2 + c = 0.
E como resolve-lás? ax4 + bx2 + c = 0, que pode ser convertida em uma equação de 2º grau. Para resolver uma equação biquadrada, utiliza-se o método da mudança de variável, ou seja, transforma-se uma equação do 4 grau em uma equação do 2 grau e resolve normalmente.
ii) Veja: a principal característica de uma equação biquadrada é ter 4 raízes (reais ou não) e que ela seja do seguinte tipo: f(x) = ax⁴ + bx² + c. iii) Para resolvê-la existe um método auxiliar que é fazer x² = y e depois resolver uma equação do 2º grau em "y".
Essas duas relações indicam-nos que cada raiz positiva da equação ay2 + by + c = 0 dá origem a duas raízes simétricas para a biquadrada: a raiz negativa não dá origem a nenhuma raiz real para a mesma.
Uma equação biquadrada, no conjunto dos números reais, pode ter, no máximo 2 raízes distintas. 3 raízes distintas. 4 raízes distintas. uma única raiz.
As equações de 1º grau (do tipo ax + b = 0, onde a e b são números reais e a≠0) possuem apenas uma raiz, um único valor para sua incógnita. As equações de 2º grau (do tipo ax² + bx + c = 0, onde a, b e c são números reais e a≠0) podem ter até duas raízes reais.
o que e uma raiz real: Raiz de um número que é um quadrado perfeito e por isso é chamada real .
Dependendo do valor do discriminante (∆), uma função quadrática pode ter duas raízes reais e distintas, duas raízes reais e iguais ou então, duas raízes complexas.
Assim 3√2 é aproximadamente 4,2 , mas note que eu disse aproximadamente, pois raíz de 2 na verdade possui infinitas casas decimais não periodizadas, a forma mais simplificada e exata desta conta é simplesmente deixar 3√2.
A raiz quadrada de 3 é, aproximadamente, 1,732. Isto ocorre pois o número 3 não é um número quadrado perfeito. Por isso, é necessário utilizar a calculadora ou o método de aproximação para determinar sua raiz.