A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi) e a linha de cima representa a corda mais fina (sol). De cima para baixo as linhas representam as cordas sol, ré, lá, mi. Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta.
A ordem das cordas na tablatura, de cima para baixo, é a seguinte:
O dedilhado deve descer do bordão até a “mizinha” e, na sequência, voltar de B para o D. Note-se, também, que o 0 sempre significa corda solta, e que o número seguinte significa qual casa pressionar.
A primeira corda, a nota sol, está escrita em cima na última linha, a segunda corda, a corda ré, está na terceira linha, a terceira corda, nota lá, na segunda linha, e a quarta corda, nota mi, está na primeira linha.
Nas cifras, os acordes são posicionados em cima da letra da música, em cima de palavras, mais precisamente em cima das sílabas. Ou seja, quando você for cantar a sílaba em que o acorde se encontra você deve montar este acorde no ukulele e tocá-lo até a próxima troca de acorde.
Exemplo Básico
Como Ler Cifras (e um ótimo truque para memorizá-las)
A afinação padrão pode ser feita nos ukuleles sopranos, concert e tenor. Ela é feita em C, com cordas afinadas em G C E A. Porém, uma característica interessante do Ukulele é o uso de uma afinação reentrante, em que a quarta corda é mais fina que a terceira, sem alterar a nota, mas com uma oitava acima.
Há 7 acordes maiores: C, D, E, F, G, A, B (= Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si). A seguir vamos praticar a posição mais simples desses 7 acordes maiores. Recomendo você ficar aqui até conseguir tocar cada uma, pois são acordes muito comuns nas cifras.
Esse instrumento é composto de 4 cordas e é encontrado em vários tamanhos e formas. O ukulele é composto pela mão ou (cabeça), as casas, o braço, o trastes, a boca, o cavalete, o corpo, as cordas (quatro), a pestana e as tarrachas. Aquele que toca ukulele é conhecido como ukulelista.
Bm acorde
Ela também é chamada de "afinação em C". Na figura acima, você vê as notas de cada corda. A corda superior, ou quarta, do ukulele tem o tom G. A terceira está com o tom em C, a segunda está sintonizada para um E.
Para usar o afinador cromático você deve plugar ele no final do cabo do seu ukulele. Ao tocar uma corda, a setinha do afinador vai mostrar se você deve afinar sua corda pra cima ou pra baixo. Você pode comprar na loja de instrumentos mais perto da sua casa ou pode comprar na internet.
O ukulele barítono normalmente é afinado linearmente em ré sol si mi (DGBE), como as 4 cordas mais agudas de um violão.
Um corpo maior significa um timbre também maior. O Ukulele tenor e concert costuma ter um timbre mais quente, rico e mais ressonante que os soprano, que tem um tamanho menor. Os dois modelos também produzem um som com mais volume e grave.
Ukulele acústico Os instrumentos acústicos têm um valor menor que os elétricos, pois eles não possuem sistema de captação sonora. São ótimos para tocar em ambientes pequenos e fechados, onde não é necessário muito volume. Mas se a sua intenção é tocar em banda ou realizar shows, escolha o ukulele elétrico.
Em relação à afinação: os ukuleles soprano e concert têm a mesma afinação, já o tenor é um pouquinho mais grave. O barítono tem o som mais diferente, bastante encorpado, parecido com o de um violão.
Como Escolher o Melhor Ukulele
Aprender a tocar ukulele é fácil de aprender, possui acordes fáceis com apenas 1 dedo, que facilitam bastante a jornada de aprendizado no ukulele. Aprenda a tocar ukulele rapidamente nesta aula aqui, você vai aprender uma música cheia de ritmo e ainda brazuca.
À primeira vista, o ukulele é menor, mais manobrável, fácil de transportar e muito mais leve que um violão. ... Para aprender a tocar um instrumento de cordas, a escolha do ukulele no nível básico pode ser a mais assertiva, porque aprendê-lo é muito mais fácil. Por um lado, o ukulele é composto de apenas quatro cordas.
Confira os 4 instrumentos mais fáceis de tocar
o piano
Qual o melhor instrumento para aprender em casa?