Faça inventários periódicos Uma das práticas que garante o bom controle de entradas e saídas na gestão de estoque é a realização de inventários. O processo consiste em verificar se o estoque físico é exatamente igual ao que conta no sistema de controle.
Ao contrário do que muitos acreditam, a gestão de estoque não diz respeito apenas à entrada e saída de produtos. Essa área também envolve o acompanhamento das situações de armazenamento e transporte, por exemplo. Além de, é claro, do controle de custos e gestão da eficiência das estratégias da empresa.
A gestão de estoque pode ser entendida também como o processo que envolve a definição do tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização e a realização de inventário. Assim, a gestão de estoque tem como objetivo alcançar o equilíbrio entre compras, armazenamento e entregas.
O estoque de produtos de uma loja faz parte dos ativos da empresa, além de ser uma parcela de capital que está parada. ... O controle do estoque é essencial, pois ele representa muito dinheiro e lucros. Ou seja, se um produto fica muito tempo parado, o dinheiro não circula e você ainda terá custos para armazená-lo.
A intenção da gestão de estoque é evitar a falta ou o excesso de mercadorias, pois isso pode representar prejuízos para o caixa da empresa. Ou seja, a gestão pode ser entendida como o processo que envolve a definição do tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização e a realização de inventário.
6 Motivos para você começar a fazer uma boa gestão de estoque
O setor de compras é responsável por manter a empresa em pleno funcionamento. Se falarmos da rotina de uma indústria, por exemplo, é preciso considerar que a área será a responsável por abastecer a linha de produção com insumos, peças ou componentes que comporão o seu produto final.
Além de estabelecer o fluxo de materiais, o departamento de compras de uma empresa atua diariamente com a missão de reduzir o número de problemas nas outras áreas e viabilizar o aumento do lucro da organização.
São locais que concentram atividades de recebimento, armazenagem, expedição e distribuição de materiais e onde a organização é imprescindível para facilitar as atividades diárias e manter o fluxo ágil de mercadorias e documentação, o que configura, para muitas empresas, um grande desafio.