Uma das principais formas de se referir a algo que foi dito anteriormente é utilizar os pronomes demonstrativos. ) Eles podem assumir a posição de um termo citado anteriormente. ) Podem ser empregados para gerar uma expectativa sobre um assunto que será apresentado num momento posterior.
É um termo da oração que se refere a um termo anterior, para dar explicações sobre ele, ampliá-lo, resumi-lo ou identificá-lo.
Em análise sintática, cada palavra da oração é chamada de termo da oração. Termo é a palavra considerada de acordo com a função sintática que exerce na oração. Também conhecidos como termos "fundamentais", são representados pelo sujeito e predicado nas orações.
Os termos integrantes da oração são os termos que complementam (ou integram) o significado dos termos essenciais da oração. São classificados como termos integrantes da oração:os complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), o complemento nominal e o agente da passiva.
Os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado. É em torno desses dois elementos que as orações são estruturadas.
Os termos acessórios da oração são aqueles que podem ser retirados da frase sem alterar sua estrutura sintática, uma vez que não são indispensáveis. ... Os termos acessórios da oração são o adjunto adnominal, o adjunto adverbial e o aposto.
Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: ... As (artigo), melhores (adjetivo) são os adjuntos adnominais do substantivo receita.
Tipos de aposto
Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.