Logo após ter desligado, certifique-se que o local onde será instalado o DR esteja desenergizado....Para fazer a instalação será necessário:
IDR atua somente em casos de corrente de fuga, não de curtos circuitos. Já o DDR funciona como disjuntor e também em casos de corrente de fuga. IDR é o dispositivo que acusa a fuga de corrente e desarma o circuito, seja por uma instalação mal feita, desgastes do cabo ou até mesmo uma pessoa levando um choque.
Faça o dimensionamento correto do disjuntor e dos cabos da sua instalação, com base na carga total do seu respectivo circuito. Na hora da instalação mantenha um padrão de posicionamento dos componentes do circuito, a fim de que o quadro de distribuição de circuitos (QDC) fique organizado.
Deslize a extremidade do fio terra descascado por baixo do parafuso solto e aperte-o para prender o fio. Conecte a ponta descascada do fio branco neutro ao barramento neutro da mesma maneira. Com uma chave de fenda, gire no sentido anti-horário o parafuso localizado na parte de trás do disjuntor.
A curva de ruptura do disjuntor é o tempo em que o disjuntor suporta uma corrente acima da sua corrente nominal por determinado tempo. ... Estes disjuntores são utilizados em redes de alta intensidade (alta demanda de corrente em caso de curto circuito), transformadores de grande porte ou partida de grandes motores.
Os disjuntores de curva C são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade média e onde a demanda de corrente para partida de equipamentos é mediana, normalmente cargas indutivas, como motores, sistemas de comando e controle, circuitos de iluminação em geral e ligação de bobinas.
Curva de disjuntores
O disjuntor curva C é o mais usado, mais econômico e com uma sensibilidade mediana. Eles atuam entre 5 e 10 vezes a corrente nominal. Então um C6 vai desarmar entre 30 e 60A. São largamente usados para lâmpadas fluorescentes, transformadores e cargas com uma certa corrente de partida.
Disjuntor GE Como pode ver, existe uma marcação denominada “STRIP/GAGE” que identifica a ligação do condutor que vem da sua casa (fio interno). O outro lado é para o fio condutor que vem do MEDIDOR e no lado que fica a alavanca no modo ligar (ON).
Sinalização no quadro A identificação pode ser feitas com etiquetas adesivas, mas é importante que ela seja de um material durável e que a identificação nela não se apague facilmente.
Os disjuntores de uma maneira geral são polarizados? Depende. Os disjuntores em geral não são polarizados você pode ligar os cabos de entrada na posição superior ou inferior dos disjuntores . Os Disjuntores construídos pelas normas NBRIEC 60898-1 e NBRIEC60947-1 não precisam ser polarizados .
As palavras "linha" e "carga" são usadas geralmente por eletricistas para identificar terminais específicos em algum dispositivo e especificar como eles devem ser conectados com fios.
No exemplo acima consideramos o fator de potência máximo (=1), podemos ver que a demanda máxima de potência por fase é de 12,1 KVA, desta forma podemos instalar um padrão bifásico com um disjuntor bipolar de 60A a 70A.
disjuntor bifásico: recomendado para circuitos com duas fases, como chuveiros, por exemplo; disjuntor trifásico: indicado para sistemas que operam com até três fases, como 220 Volts e 380 Volts. O uso desse disjuntor é mais incomum, pois a maioria dos equipamentos residenciais não precisa de três fases.
Mas antes, um rápida explicação:
Significado de Bifásico adjetivo Que possui duas fases; diz-se da corrente elétrica; difásico.