Para a congruência, os dois lados com o ângulo incluído devem ser idênticos; para comprovar a semelhança, as proporções dos lados precisam ser as mesmas e o ângulo deve ser idêntico. Por exemplo: os triângulos ABC e DEF são semelhantes se o ângulo A = ângulo D e AB/DE = AC/DF.
Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais.
São necessários apenas dois ângulos correspondentes congruentes para que dois triângulos sejam semelhantes. ... Os triângulos precisam ter dois lados correspondentes proporcionais e o ângulo que fica entre esses dois lados precisa ser congruente para que os dois triângulos sejam semelhantes.
Resposta. Resposta: Não necessariamente, pois os lados e ângulos precisam ser congruentes para que os triângulos sejam congruentes.
1º Caso: LAL: neste caso teremos dois lados congruentes e o ângulo formado por eles também será congruente. 2º Caso: LLL: aqui os três lados são congruentes. 3º Caso: ALA: temos dois ângulos congruentes e o lado compreendido entre eles é congruente.
Quando dois triângulos têm um lado, um ângulo oposto a esse lado e outro ângulo respectivamente congruentes, eles são congruentes. Verdadeiro. Falso. ... Para que dois triângulos sejam congruentes, basta que tenham um lado respectivamente congruente.
Dois ângulos são congruentes se, sobrepostos um sobre o outro, todos os seus elementos coincidem. Nos paralelogramos, os lados paralelos são congruentes, e os dois ângulos opostos pelo vértice são sempre congruentes.
Além de nulo (ângulo de 0º), um ângulo pode ser agudo, reto, obtuso, raso, côncavo ou inteiro. Ângulo agudo: quando sua medida é um número maior que 0 e menor que 90º.
Explicação passo-a-passo:Os elementos de um ângulo são o vértice, que é um ponto comum; e duas semi-retas ou laterais. Geometricamente, um ângulo é a parte do plano que está entre duas meias-linhas que começam em um ponto em comum.