Se a cervicalgia pode causar dor e rigidez na nuca, dores de cabeça, desconforto ao movimentar a cabeça, formigamento no pescoço e tontura; a cervicobraquialgia ocorre quando a dor está em um dos lados e segue para o ombro e braço, sendo causada, entre outras coisas, pelo pinçamento ou dano a algum nervo responsável.
Diagnóstico. A realização de um diagnóstico completo – que detecte inclusive outras patologias relacionadas aos quadros de cervicobraquialgias – é obtido a partir de um exame clínico associado a exames complementares, como eletroneuromiografia e exames de imagem como ressonância magnética.
Outro procedimento que pode ajudar a conter o problema é a reeducação postural global, popularmente conhecida como RPG, que libera as fibras musculares acometidas pela inflamação. A acupuntura também tem sido eficaz no tratamento da cervicobraquialgia.
Normalmente o torcicolo acontece durante a noite, e a pessoa acorda com dificuldade de mexer o pescoço, mas ele também pode acontecer ao virar o pescoço para olhar para o lado de forma muito rápida, o que pode provocar um espasmo muscular. No torcicolo é fácil identificar o local da dor e somente um lado é afetado.
Algumas dicas para aliviar a dor no pescoço são:
As veias do pescoço são: jugular externa, jugular anterior, jugular interna, vertebral e cervical profunda. Veias do pescoço e da face. A veia jugular externa recebe a maior parte do sangue do exterior do crânio e das partes profundas da face, sendo formada pela junção da veia facial posterior e auricular posterior.
A veia femoral está localizada nos membros inferiores e acompanhada toda a artéria femoral. Elas estão divididas em dois grupos: profundas, que acompanham as principais artérias, e as superficiais, que ficam no tecido subcutâneo.