- Os helmintos são divididos em dois filos: Os platelmintes e os nematódeos. 3. CARACTERÍSTICAS GERAIS - São animais que possuem corpo alongado e achatado dorso-ventralmente, com aspecto de fita. - Existem espécies de vida livre (planária).
Como já explicado, os protozoários são unicelulares, sendo, portanto, microscópicos. Todavia, os helmintos são organismo complexos, que em muitos casos podem ser identificados a olho nu nas fezes. Nos casos de infecção maciça, eles podem aparecer às dezenas nas fezes.
Os helmintos são grupos de parasitas que normalmente, mas nem sempre, residem no intestino do hospedeiro. Alguns exemplos são: Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Ancylostoma duodenale e Taenia solium.
Por serem tão pequenos conseguem invadir células, inclusive a de organismos unicelulares, como as bactérias. é parasitando células de outros organismos que os vírus conseguem reproduzir-se. Como são parasitas obrigatórios eles causam nos seres parasitados doenças denominadas viroses.
Como salientado anteriormente, nem todas as doenças virais apresentam medicamentos específicos para seu tratamento, porém algumas podem ser tratadas com uso de fármacos que atuam inibindo a replicação viral, os chamados antivirais. Um exemplo desses medicamentos é o aciclovir, que impede a replicação do herpes vírus.
Dicas para evitar doenças virais Lavar sempre as mãos, principalmente antes de se alimentar e após ir ao banheiro. Não compartilhar copos e talheres. Lavar sempre os alimentos, dando atenção especial àqueles que serão consumidos in natura. Alimentar-se apenas em locais que obedecem às normas da Vigilância Sanitária.
A transmissão pode se dar por meio de vetores; em outros casos, de pessoa para pessoa; ou por meio de alimentos, objetos ou instrumentais contaminados. O tratamento dependerá do agente causador e das regiões acometidas.
6 Dicas para evitar doenças contagiosas
As viroses são doenças causadas por vírus, tais como a dengue, Aids, gripe, raiva e sarampo. Os vírus são seres acelulares que necessitam de parasitar células para conseguir reproduzir-se, por isso são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios.
Como falamos acima, as doenças virais mais comuns são as respiratórias, como o resfriado e a gripe, e as doenças gastrointestinais que acometem o estômago e o intestino. Os vírus mais comuns que causam as viroses respiratórias são o rinovírus, o adenovírus, a influenza e o vírus sincicial respiratório.
São conhecidas como viroses, todas as doenças causadas por vírus. Como existe diversos tipo de vírus e os sintomas causados por eles são muito semelhantes, nem sempre é possível identificar qual por qual tipo você foi infectado. Todos os tipos de gripe são causados por uma mutação do vírus Influenza.
Os sintomas das viroses gastrointestinais, por sua vez, geralmente são:
As respiratórias são transmitidas por gotículas da boca ou do nariz da pessoa infectada para a pessoa saudável. As gastrointestinais também têm essa forma de transmissão além da transmissão fecal-oral. Nos dois casos podem ser transmitidas através de objetos ou alimentos contaminados.
4 dicas simples para não pegar uma virose