A projeção dessas conchas dentro da cavidade nasal produz quatro passagens para o ar, chamadas meatos. O meato dorsal leva ao fundo da cavidade do nariz e leva o ar ao contato da mucosa olfatória. O meato médio se liga ao sistema de seios paranasais. O meato ventral leva o ar até a faringe.
A - A laringe é um tubo curto de cartilagem que conecta a faringe à traquéia e tem a função de dar passagem ao ar e de produzir a voz. B - A laringe é um órgão comum aos sistemas respiratório e digestório.
Existem 12 ossos cranianos no total que contribuem para a estrutura da cavidade nasal, que incluem os ossos pareados nasais, maxila, palatino e lacrimal, bem como os ossos não pareados etmoide, esfenoide, frontal e vômer.
Sua face inferior apresenta duas aberturas, denominadas narinas, separadas pelo septo nasal. Cada narina é limitada lateralmente por uma asa, a parede lateral do nariz. As aberturas posteriores ou coanas abrem-se na parte nasal da faringe.
Vascularização da cavidade nasal As artérias etmoidal anterior, etmoidal superior e esfenopalatina dividem-se em ramos lateral e medial. A artéria palatina maior chega ao septo via canal incisivo através da região anterior do palato duro.
A irrigação do nariz é realizada pelas veias homônimas, que seguem encerrar na veia oftálmica e na veia facial, e pelos ramos das artérias facial e oftálmica. A composição nervosa é constituída pelos ramos dos nervos maxilares (nervo infraorbital) e oftálmico (nervo emoidal anterior e nervo infratroclear).