O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos.
1a Questão (Ref.: Pontos: 0,1 / 0,1 São entidades supervisoras do Sistema Financeiro Nacional (SFN), exceto: IRB ¿ Brasil Resseguros; Banco Central do Brasil ¿ BACEN Conselho Monetário Nacional - CMN Superintendência de Seguros Privados ¿ SUSEP; Secretaria de Previdência Complementar ¿ SPC; 2a Questão (Ref ...
Resposta. Banco central do brasil não é uma entidade operadora.
Assim, esse sistema é dividido em quatro mercados: Mercado de Crédito: composto por organizações financeiras ou não que fazem uma intermediação entre os recursos de curto ou médio prazo para pessoas que precisam de recursos para consumir ou mesmo para o capital de giro.
Dentro do Sistema Financeiro Nacional, existem quatro tipos diferentes de mercado.
Em geral, são os bancos comerciais, bancos de investimentos, a Caixa Econômica Federal e as cooperativas de crédito. Também incluem-se nas instituições financeiras as bolsas de valores, sendo que no Brasil temos apenas uma bolsa: a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Fazem parte do mercado monetário somente as instituições financeiras, pois nele ocorrem compra e venda entre elas. Elas participam desse mercado para captar e emprestar dinheiro, entre outras ações. Essas negociações acontecem para que as empresas terminem o dia com o caixa positivo, uma obrigação legal do mercado.
A principal função do Mercado de Capitais é de permitir às empresas a captação de recursos mediante a emissão de seus valores mobiliários. ... Não fazem parte desse mercado os títulos da dívida pública e os títulos de dívida emitidos por instituições financeiras, com exceção das debentures.