Matricectomia e Cantoplastia são técnicas mais popularmente conhecidas como cirurgia da unha encravada. O tratamento é realizado com anestesia local e consiste na retirada parcial ou total da unha doente.
A Cantoplastia é realizada pelo dermatologista/ cirurgião habilitado com anestesia local. É retirado todo canto da unha afetada mais a raiz da unha (matriz). Após recuperação total da cirurgia ocorre uma "falha" programada de crescimento de todo aquele canto da unha extraído cirurgicamente.
Pode ser empregada também a técnica de fenolização de matriz ungueal. Nela, ao invés de cortar a unha, o dermatologista aplica um ácido que destrói a parte encravada e o local cicatriza mais rapidamente, sem necessidade de cortes e pontos. Recidivas não são comuns, mas podem ocorrer.
Em média uns 30 dias, podendo levar até uns 90 dias. O tempo de cicatrização é variável de acordo com a técnica utilizada, cuidados do paciente e o próprio organismo do paciente. Se não tiver um repouso local adequado, ficar mexendo na ferida, traumatizar a ferida (p. ex.
Em ambos tratamentos, a unha costuma desencravar após 1 ou 2 semanas, conseguindo crescer sem causar lesão à pele. Nesse meio tempo, se não houver grande inflamação, não corte a unha, permita que ela cresça o suficiente para ultrapassar a região da pele que estava sendo ferida.
Dependendo do dedo e do tipo de lesão, pode demorar até 4 meses para a nova unha surgir. Nesse meio tempo, a pele ao redor, caso não seja submetida à pressão que normalmente é exercida pela unha, pode crescer e levar ao encravamento quando a nova unha surgir.
Infere-se dos atestados médicos juntados aos autos que em razão do acidente sofrido pela reclamante, houve fratura do dedão do pé e encravamento da unha, tendo a autora necessitado ficar em repouso por um período total de 25 dias, sendo que 15 dias foram posteriores à data da demissão.
Por isso o papel do podólogo é essencial pois precisamos ter em mente que, caso a área não seja tratada de forma adequada, ela pode evoluir para uma inflamação, infecção e em alguns casos até a amputação.
Ficou roxo após pancada ou queda? Veja melhor jeito de tratar um hematoma
Unhas descolando pode ser por causas diversas como trauma por sapatos apertados, infecção fungica, psoriase, líquen plano, falta de nutrientes e vitaminas. É preciso realizar o tratamento correto de acordo com a causa.
Onicólise refere-se ao descolamento da unha do leito da unha a partir da ponta (distal) ou dos lados. Diz-se ocorrer especialmente no dedo anelar, mas pode ocorrer em qualquer uma das unhas. A causa mais comum de onicólise é a psoríase.
Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias. - Unhas arrancadas.