A meiose é um processo observado na formação dos gametas, verificando-se o surgimento de células com metade do número de cromossomos. Essa redução no número de cromossomos é fundamental para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, pois os gametas, ao se fundirem na fecundação, unem seu material genético.
Desespiralizar o que está espiralizado. Entesar uma espiral, esticar. Fase da divisão celular onde é iniciado a desespiralização dos cromossomos. Na telófase, uma das etapas da meiose e mitose, ocorre a reconstrução da carioteca e desespiralização dos cromossomos.
Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose.
Resposta. A Prófase I é a etapa mais marcante e mais longa da Meiose. Nela ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e nela pode acontecer um fenômeno conhecido como Crossing-Over (também chamado de permuta).
A sinapse é acompanhada da formação de uma estrutura de diversas proteínas entre os cromossomos pareados, chamada complexo sinaptonêmico. Esse complexo tem papel no pareamento dos cromossomos e nos subsequentes eventos meióticos.
Na anáfase da mitose, ocorre a separação das cromátides que se dá inicialmente pelo centrômero e posteriormente ao longo de todo cromossomo. Cada unidade tem seu próprio centrômero. Esta é a fase mais adequada para visualizar a posição do centrômero.
5. Intercinese: nessa fase, o DNA não se duplica, porque cada cromossomo mantém suas cromátides (mesmo que em algumas delas tenha havido troca de segmentos maternos e paternos).