Os tipos de erosão podem ser definidos com base em seus agentes formadores e nos processos de constituição e desgaste dos solos. A erosão, como sabemos, consiste no processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos.
As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
As principais consequências da poluição do solo são a perda da fauna, a esterilização da terra para plantação e a contaminação da água.
O que fazer para evitar a degradação do solo Plantio Correto: plantar em épocas chuvosas e escolher sementes de boa qualidade é fundamental para evitar a perda de nutrientes e aproveitar a infiltração da água, retendo a umidade e facilitando a adubação.
Porém, antes é necessário eliminar as voçorocas, pois elas tendem a se agravar com a quantidade de água de chuva que cai e escorre sobre o solo. Recomenda-se abrir valetas no próprio terreno, acima da área erodida, escavando bacias de contenção para manter a água por mais tempo no solo, sem criar uma enxurrada.
O milagre é executado com o uso do Liquid NanoClay, uma mistura de água e argila que é pulverizada ou introduzida no solo em profundidade, criando uma “capa” de argila nos grãos de areia. O procedimento torna o solo uma esponja, capaz de reter água e nutrientes.