EQST

Como Identificar Uma Cantiga?

Como identificar uma cantiga? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como identificar uma cantiga?

As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. A mulher possui o papel de suserano e o poeta de vassalo.

É correto afirmar sobre o trovadorismo que nas cantigas de amor?

Tinha diversos tipos de cantigas, entre elas as de amor, que se baseavam na tradição feudal, a de escárnio, de zombaria, e as de amigo, onde o eu-lírico era sempre uma mulher, com uma estrutura poética simples. É correta a alternativa C.

É correto afirmar sobre o trovadorismo que *?

Questão 5. Sobre a linguagem do trovadorismo português é correto afirmar: ... A literatura trovadoresca portuguesa foi manifestada na poesia e na prosa. Na poesia destacam-se as cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, que eram escritas pelos trovadores e cantadas pelos jograis.

Como morreu Quem nunca bem?

Como morreu quem foi amar. ... quem lhe nunca quis bem fazer, e de que lhe fez Deus veer.

O que foi quando e onde surgiu o trovadorismo?

o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional. Marco inicial: é a “Cantiga da Ribeirinha” (“Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189.