Exemplos: prednisona ou deflazacorte. Corticoides injetáveis: indicados para tratar casos de alterações osteomusculares, condições alérgicas e dermatológicas, doenças do colágeno, tratamento paliativo de tumores malignos, entre outros. Exemplos: dexametasona, betametasona.
A administração intramuscular de corticoides deverá ser feita profundamente em grandes massas musculares para evitar atrofia tissular local. As injeções em tecidos moles, intralesionais e intra-articulares podem produzir efeitos sistêmicos e locais.
Diprospan® está indicado para o tratamento de doenças agudas e crônicas que respondem aos corticoides. A terapia hormonal com corticosteroide é coadjuvante e não substitui a terapêutica convencional.
Os corticóides (CE) são inibidores da inflamação. São muito úteis também em injeções intra-articulares (infiltrações), como na artrite reumatóide, gota, bursites, gânglios ou cistos, neuropatias compressivas, etc.
O uso prolongado de corticoides pode provocar a diminuição do número e atividade dos osteoblastos e aumento dos osteoclastos, diminuição da absorção do cálcio e aumento da sua excreção urinária, tornando os ossos mais fracos e mais suscetíveis a sofrer de osteoporose e fraturas recorrentes.
Aprenda como evitar o inchaço menstrual agora mesmo
Beber muitos líquidos Conheça outros benefícios da água para saúde. Além disso, para desinchar é interessante consumir alimentos ricos em água, como melancia, pepino, abacaxi e tomate, por exemplo, pois também possuem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o líquido em excesso que está no organismo.