→ Como as pregas vocais funcionam? Ao respirar, nossas pregas vocais ficam abertas, afastadas umas das outras. Isso garante a entrada e a saída de ar. Para a produção do som, ocorre o contrário, e as pregas vocais ficam mais próximas.
As pregas vocais, conhecidas como cordas vocais, são duas dobras de músculo e mucosa que se estendem horizontalmente na laringe, com fixação anterior na face interna da cartilagem tireóidea, formando a comissura anterior, a região de convergência de ambas as pregas vocais.
Permitindo que o médico observe as vias aéreas superiores (nariz, laringe e faringe) por meio de um aparelho endoscópio, chamado laringoscópio, o exame é realizado principalmente no diagnóstico de problemas da laringe (via aérea responsável pela produção de som).
Além dessa função, a laringe também exerce função sonora, por isso pode ser denominada caixa de voz. Durante a respiração, a laringe recebe o ar e a epiglotese abre de modo que esse ar seja conduzido para as vias aéreas e não para o sistema digestivo. O processo inverso ocorre durante a deglutição.
Como afinar a voz: exercícios e técnicas
O que se pode fazer para aliviar o desconforto e auxiliar no tratamento das cordas vocais inflamadas é: