Na BNCC, agora o Ensino Médio está organizado em quatro áreas do conhecimento somadas à possibilidade do ensino profissionalizante: Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa) Matemática e suas Tecnologias. Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química ...
Em 14 de dezembro de 2018, o ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou o documento da Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio.
A BNCC faz parte do Plano Nacional da Educação, previsto na Constituição Federal de 1988. A primeira versão foi redigida em 2014. O documento foi aberto para consulta pública em 2015, permitindo que a sociedade pudesse contribuir com suas opiniões. 45 mil escolas colaboraram nesse processo, levando à segunda versão.
· A BNCC intensifica um novo olhar sobre a educação e o protagonismo do aluno. ... De forma resumida, com a intensificação dessa ideia, o professor passa a orientar e a auxiliar o aluno no processo de ensino e aprendizagem – o transformando em protagonista da construção do conhecimento e da sociedade em que vive.
O que é necessário para alfabetizar? Magda Soares: O essencial é o conhecimento, que quem alfabetiza precisa ter, do processo cognitivo que a aprendizagem do objeto linguístico – língua escrita -, demanda da criança.
Por isso, ensinar a ler e escrever precisa ser lúdico e divertido, para que seja algo natural também....1- Use a ludicidade das atividades infantis
Dê a criança todo o tempo que for necessário para ela desenvolver essas atividades. É muito importante estimulá-la de forma descontraída, para que não se sinta pressionada. Essas atividades devem ser percebidas como atividades prazerosas, para que elas sejam estimuladas desde cedo a terem gosto pela escrita.
Para Frith (1985), a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita é um processo interativo e passa por três fases: logográfica, alfabética e ortográfica. Na fase logográfica, a criança lê de maneira visual direta. Ela reconhece palavras familiares pertencentes ao seu vocabulário de visão.
No início do processo a criança supõe que a escrita é uma forma de desenhar as coisas, depois de uma árdua reflexão sobre a questão de que a escrita representa a fala, o som das palavras e não o objeto a que o som se refere. ... É impressionante perceber como ocorre a escrita da criança.