A medicina ortomolecular é um tipo de terapêutica complementar que muitas vezes faz uso de suplementos nutricionais e alimentos ricos em vitaminas, como a vitamina C ou vitamina E, para reduzir a quantidade de radicais livres no organismo, evitando que o corpo esteja num processo constante de inflamação e evitando o ...
Desta forma há muitos médicos de várias especialidades, e muitos nutricionistas, que praticam a terapia ortomolecular em seus consultórios, cobrando consultas em torno de R$ 150,00 por consulta, sendo que os suplementos prescritos podem custar até R$ 400.
Em resumo, a medicina ortomolecular identifica e corrige os nutrientes que faltam, os que estão em excesso e aqueles tóxicos para o organismo. Os especialistas na área afirmam que ela não substitui a terapia padrão, mas a complementa ao proporcionar melhores condições para o corpo se recuperar.
A medicina ortomolecular pode ajudar quem tem intolerância alimentar e outras doenças. A medicina ortomolecular visa tratar o desequilíbrio químico do corpo através da eliminação do excesso de radicais livres.
Na prática, o tratamento ortomolecular enfatiza a suplementação das refeições para ajuste dos nutrientes faltantes ou em excesso em cada organismo. Desta forma, combina vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas para uma alimentação mais equilibrada.
De uma forma geral, nutricionistas conversam com os pacientes sobre os seus hábitos alimentares para definir uma dieta e podem pedir ou não um exame mais completo. Já com a nutrição ortomolecular é diferente, pois o exame é imprescindível para elaborar a dieta em si.
A prática ortomolecular tem a finalidade de diminuir e equilibrar os radicais livres do corpo humano por meio da suplementação de vitaminas e minerais, buscando uma reeducação alimentar com alimentos funcionais e uso de substâncias naturais.
A Dieta Ortomolecular, baseada na medicina ortomolecular, tem como objetivo restabelecer o equilíbrio químico do organismo, corrigindo carências de nutrientes e excessos de vitaminas e minerais. Visa à neutralizar os radicais livres, desacerelando o processo de envelhecimento.
Como funciona a dieta ortomolecular A ideia é substituir alimentos industrializados por alimentos naturais e bem mais saudáveis. Derivados de leite passam para os desnatados, carboidratos refinados para integrais e carnes vermelhas por aves e peixes.
A Nutrição Ortomolecular trabalha privilegiando a reposição de nutrientes em falta no organismo e a alimentação do excesso para obtenção do equilíbrio, prevenindo ou tratando doenças, como anemia, galactosemia, entre outros.
Os alimentos proibidos na dieta para tipo sanguíneo O são:
Sangue O: é conhecido como o doador universal e é um dos tipos mais comum, possui anticorpos anti-A e anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O, caso contrário pode a aglutinação das hemácias.
as principais características do sangue 0 positivo é que ele conta com um fato de Rheus (Rh) positivo é a ausência de antigenos sanguíneos a ou b. vale lembra que são oito os tipos de sangue que um indivíduo pode ter e que é herdado de seus pais , através da combinação sanguínea de ambos.