adjetivo Relativo a Euclides e a seu método. Geometria euclidiana, geometria que se baseia nos postulados de Euclides.
As relações projetivas e euclidianas apoiam-se nas conquistas do espaço topológico, pois é através da sistematização crescente das relações de vizinhança, separação, ordem, envolvimento e continuidade que a coordenação espacial torna-se possível.
As relações espaço-geométricas topológicas são as mais elementares, e não menos importantes, nas quais a criança constrói a noção de conservação de formas e grandezas, noção esta que é condição para a construção das relações espaciais posteriores.
A diferença entre as relações espaciais topológicas e as projetivas vem do desenvolvimento do ponto de vista do observador. ... Já o espaço projetivo se estabelece conforme a criança aprende a relacionar os objetos do espaço entre si, ou seja, um diante e em relação a outro.
Atividade - Brincadeiras com bolas
A) localização espacial – são atividades em que a criança deverá localizar-se e localizar objetos em meio a outros objetos e pessoas em determinado espaço. Possui sentido estático. Exemplo: localizar objetos em cima, embaixo, à esquerda ou à direita de algo; representar sua posição na sala de aula ou em outro ambiente.
É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo, curto (ASSUNÇÃO; COELHO, 1996, p. 91-96).
Disponha alguns objetos em cima da mesa e outros embaixo das cadeiras, por exemplo. Neste momento, converse com as crianças e exemplifique as noções de "em cima" e "embaixo". Pergunte para elas qual objeto está em cima da mesa e qual está embaixo da cadeira. Deixe que as crianças se expressem.
O que é ter noção espacial? Essa noção espacial é desenvolvida nas crianças a partir da experimentação. Sendo que a referência principal da criança é o próprio corpo. Como acontece com quase todos os aspectos do desenvolvimento infantil, cada criança desenvolve a noção espacial em um determinado ritmo.
Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. Contos de histórias curtas. Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar demassinha, etc. Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
Por exemplo, faça perguntas como: "Qual é o objeto que está mais perto da porta?", "Qual objeto vocês acham que está mais longe do(a) professor(a)?", etc. Proponha uma brincadeira a quadra de esportes. Faça um círculo grande no chão com giz de lousa ou fita e disponha as crianças segundo o desenho do círculo.
Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, onde tem o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).
Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. Conte histórias infantis, porém curtas. Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo.
Memorizar músicas e histórias. Descrição de cenas, objetos, personagens. Jogos e brincadeiras que envolvam a linguagem oral e expressão da criança. Coordenação motora Formas geométricas.
Nosso Programa de Educação Infantil para o Maternal 3, inclui:
10 top brincadeiras para crianças de 3 a 4 anos
Turmas por faixa etária
Educação Infantil - Maternal ao 2º período (2 a 5 anos de idade)
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e abrange a creche e a pré-escola para as crianças de 0 a 5 anos. As outras fases do ensino básico são o ensino fundamental, dos 6 aos 14 anos, e o ensino médio, dos 15 aos 17 anos.
No Brasil, ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo obrigatória a partir dos quatro anos. Até os três anos, a criança deve ser matriculada em uma creche; entre quatro e cinco anos de idade, na pré-escola.