O baldrame é composto por uma viga, geralmente de alvenaria, podendo ser feita de concreto simples ou armado. Se você precisar de uma fundação mais profunda, o conselho é usar a viga baldrame com blocos de fundação e estacas brocas.
Passo 1 – Em cima de uma leve camada de concreto magro, abra uma vala de 20 cm de largura (dependendo da proporção da obra, claro). A vala não pode ter largura inferior a 40 cm, nem precisa ultrapassar um metro. Passo 2 – O terreno inclinado e a vala precisa ser cortada em formato de degraus.
Alvenaria de fundação Pra fazer essa alvenaria, pode ser usado bloco assentado de argamassa de cimento e areia na proporção de 1:3. Mantenha o nível horizontal em cada etapa da fundação. Pra isso, você tem que usar a régua de pedreiro e o nível, pra ter certeza que a alvenaria não ficará torta.
Os tipos mais comum de fundação profunda são as estacas escavadas e as estacas cravadas. As estacas cravadas, conforme o material de que são constituídas, podem ser: de madeira, metálicas, concreto armado ou pré moldadas.
Para cimento ou concreto, o cálculo depende da mistura a ser utilizada. Uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada. Ou seja, se em um metro quadrado utilizamos 30 litros de areia (número hipotético), usa-se 10 litros de cimento por metro quadrado.
5 dicas arrasadoras de como baratear uma obra
Materiais para construir casas baratas