Como é feita a lavagem estomacal
até 60 minutos da ingestão ou em casos espe- cíficos de retardo de esvaziamento gástrico so- mado à alta toxicidade da substância ingerida. Jones e Volans1 concluíram que a lavagem gástrica deve ser realizada com até uma hora da ingestão da toxina.
No caso de ingestão, a melhor forma consiste em fazer lavagem gástrica no hospital, no entanto, enquanto se espera pela ajuda médica pode-se beber 100 g de carvão vegetal ativado em pó diluído num copo de água, para adultos, ou 25 g desse carvão, para crianças.
“Alguns repelentes causam reações sérias quando ingeridos, por isso há uma grande fiscalização da Anvisa quanto à concentração que pode ser comercializada no Brasil”, ressalta Kerstin. Crianças menores de dois anos devem passar longe dos repelentes de inseto, salvo recomendação expressa e orientação do pediatra.
MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Leve a vítima para um local arejado. Se a vítima apresentar dificuldade respiratória, tosse, queimaduras na boca, nariz, leve imediatamente para o hospital. PERIGO POR INALAÇÃO DE CLORO. Para entrar no ambiente contaminado proteja-se com máscara para halogênios.