Contando apenas os credenciados pela IPA, rigorosa instituição criada em 1910 para controlar a formação de novos profissionais, há 980 psicanalistas no Brasil, contra 442 nas ilhas britânicas e 641 na França.
Para ser psicanalista é necessário possuir curso superior completo em qualquer área (pré-requisito), concluir o Curso Livre de Formação em Psicanálise (teoria e técnica), submeter-se à sessões de análise didáticas (durante o Curso e no início das atividades como psicanalista) e ser supervisionado por um psicanalista ...
Grosso modo, a Hermenêutica parte do princípio de que há uma verdade no texto, a ser encontrada pela via da interpretação, enquanto a Psicanálise, ainda que também procure uma interpretação, considera que esta verdade não passa de atribuição do sujeito.
ATIVIDADE DE PSICANALISTA NÃO É EXCLUSIVA DE PSICÓLOGO A Psicanálise é uma modalidade de atendimento terapêutico, que é exercida por profissionais psicólogos, psiquiatras e outros que recebem formação específica das Sociedades de Psicanálise ou cursos de especialização neste sentido.
A psicanálise como pseudociência Podemos compreender a epistemologia de Popper como normativa justamente por sua ênfase na demarcação entre as teorias que jogam o jogo da ciência e aquelas que se querem científicas, mas que não obedecem às regras do jogo.
Recalque ou repressão é um dos conceitos fundamentais da psicanálise, tendo sido desenvolvido por Sigmund Freud. Denota um mecanismo mental de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o eu.
Engenheiros e arquitetos conhecem bem o termo recalque nas fundações. ... Na arquitetura e na engenharia civil tal expressão é usada quando numa edificação ocorre um rebaixamento devido ao processo de consolidação do solo sobre sua fundação, causada pelo peso da estrutura.
Assim, a psicanálise coloca-se em série com um conjunto de considerações eminentemente epistemológicas, e que portanto não são exteriores à ciência.
O filósofo da Vontade utiliza dois termos: sublimação ("Sublimierung"), que esclarece um processo de conversão, sutilização e embelezamento das representações, embora não seja feita nenhuma tentativa de sistematização diretamente como destino de impulso.
Deslocamento (em alemão: Verschiebung, "mudar, mover"), na Psicanálise, é um mecanismo de defesa inconsciente pelo qual a mente transfere (desloca) uma reação emocional a um objeto ou pessoa para outro objeto ou pessoa.