Jogos brincadeiras para fazer com crianças cegas ou de baixa visão
para que aprendam a ler e a escrever, os alunos totalmente cegos, se utilizarão do Sistema Braille (sinais formados por combinações de pontos em alto-relevo que podem ser sentidos pelo tato), o que lhes será ensinado pelo professor especializado.
Para que ocorra o desenvolvimento da eficiência visual, duas condições precisam estar presentes: O amadurecimento ou desenvolvimento dos fatores anatômicos e fisiológicos do olho, vias óticas e córtex cerebral. O uso dessas funções, o exercício de ver.
Quais são as principais causas da deficiência visual?
Ela ajuda pessoas cegas e com baixa visão a acompanhar as informações e acontecimentos que dependem da visão para serem compreendidos. Esse recurso é utilizado em apresentações, passeios turísticos, museus e muito mais.
A imprensa e a acessibilidade na comunicação Fazer uso de audiodescrição, intérprete e legenda em telejornais, por exemplo, são recursos facilitadores para que as informações cheguem claras aos cegos e surdos sem precisarem recorrer a outros meios, como a internet. ... Para os surdos, o closed caption é uma boa opção.
Acessibilidade se refere à possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso ...
As seis dimensões são: arquitetônica (sem barreiras físicas), comunicacional (sem barreiras na comunicação entre pessoas), metodológica (sem barreiras nos métodos e técnicas de lazer, trabalho, educação etc.), instrumental (sem barreiras instrumentos, ferramentas, utensílios etc.), programática (sem barreiras embutidas ...
Acessibilidade comunicacional é, portanto, oferecer recursos, atividades e bens culturais que promovam independência e autonomia aos indivíduos que necessitam de serviços específicos para acessar o conteúdo proposto.
Acessibilidade, de acordo com informações do Governo Federal, significa permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida alcancem e utilizem, com segurança e autonomia, os espaços urbanos e edificações e, assim, participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação.
Acessibilidade digital é garantir que documentos digitais, sites e aplicativos não tenham barreiras de acesso e que possam ser interpretados pelos recursos de tecnologia assistiva (mouses e teclados adaptados, leitores de tela, etc.).
São aquelas que dependem de um intermediário humano para estabelecer a comunicação. Um exemplo deste tipo de tecnologia é o TeleTypewriter (TTY), desenvolvido por Robert Weitbrecht, físico surdo na década de 1960.
Tecnologias independentes: São aquelas que não dependem de recursos eletrônicos ou elétricos para sua utilização, funcionamento e produção. ... Tecnologias dependentes: É o oposto das tecnologias independentes, ou seja, dependem de um ou vários recursos elétricos e eletrônicos para seu funcionamento, produção e aplicação .
Desde o TDD (máquina de escrever, com telefone acoplado que levava a mensagem datilografada até o interlocutor), até os atuais telefones celulares onde estão instalados aplicativos. Como o WhatsApp, permitindo a comunicação por texto e imagem em tempo real.
Livros, apostilas, e-books, materiais didáticos digitalizados (adaptados para alunos com deficiência), instrumentos e produtos pedagógicos utilizados em sala de aula, bem como material instrucional, têm uma única função: garantir uma aprendizagem mais sólida e fazer com que o aluno retenha conteúdos, para, ...
Hoje, smartphones, tablets e diversos aplicativos permitem que os surdos e deficientes auditivos façam quase tudo que a comunidade que pode ouvir faz, desde encomendar uma pizza até chamar motoristas do Uber.