Como fazer um cronograma passo a passo
Confira quais são elas:
Como criar o cronograma do TCC
O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), como o próprio nome diz, é o trabalho final que você deve realizar para concluir o seu curso de graduação. Normalmente, é elaborado no último ano da faculdade e deve passar por uma banca examinadora para receber ou não aprovação.
De forma clara e sucinta, identifique e explique o contexto teórico de seu estudo. Esse passo é de grande importância em quase todas as propostas e requer atenção. É um elemento chave que instituições como a AERA e a APA procuram em propostas. É essencial em todas as pesquisas quantitativas.
Antes de estruturar o pré-projeto, é necessário escolher o tema que será desenvolvido. Logo depois, deve ser colocado a introdução, histórico, apresentar o problema, as hipóteses, os objetivos, a justificativa, metodologia, colocar o referencial teórico, o cronograma e finalizar com a bibliografia.
São elementos pré-textuais: folha de rosto, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e de siglas, lista de símbolos e sumário.
Os elementos pré-textuais que compõe os trabalhos são:
Portanto, podemos dividir a apresentação em três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Essas diretrizes seguem às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e, para referências na área da saúde, é opcional o uso do estilo Vancouver (SANTORO, 2007).
A estrutura de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho; elementos textuais, que constituem a parte do trabalho em que é exposta a matéria e elementos pós-textuais, que complementam e fornecem as referências do ...
Os elementos textuais que compõe a estrutura do trabalho são:
Elementos textuais Texto principal do trabalho de graduação interdisciplinar, de artigos científicos e relatórios do qual podem fazer parte alguns ou todos os seguintes elementos: apresentação, introdução, revisão de literatura, fundamentos teóricos, resultados, desenvolvimento, conclusão e recomendações.
Todo texto acadêmico tem uma introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução, apresenta o tema, apresenta o problema que está sendo discutido o desenvolvimento, é o local onde você apresenta os dados e argumenta em favor de alguma ideia; na conclusão, é onde se apresenta a tese que estamos defendendo.
Você não deve perder de vista a principal função da introdução. Que é apresentar a pesquisa aos leitores. Então, a introdução do TCC deve conter os principais elementos que compõem a sua pesquisa: delimitação do tema, problema de pesquisa, objetivo geral, objetivos específicos e metodologia.
A norma 15287 determina as regras para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, ou seja, o formato de trabalho que antecede a pesquisa e que deve demonstrar claramente o tema do qual irá tratar.