Como doar leite materno?
A infecção é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente. Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado é positivo, tratar corretamente a mulher e seu parceiro.
Como ser doadora – Mães que quiserem se tornar voluntárias devem ligar para os bancos de leite das maternidades Climério de Oliveira ( e Iperba (.
Toda mãe que estiver amamentando, com excesso diário de leite (no mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudável e residente em Porto Alegre pode ser uma doadora. Basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334.
Como guardar o leite materno com segurança?
Para armazenar o leite materno, tirado manualmente ou com bomba, deve-se colocá-lo em um recipiente próprio, que pode ser comprado nas farmácias ou em frascos e sacos que podem ser esterilizados em casa e, que devem ser colocados na geladeira, congelador ou freezer.
O seu leite extraído pode ser armazenado na geladeira por até 24 horas, ou no congelador por até 3 meses. Coloque-o na prateleira da geladeira, e não na porta, para garantir que ele seja guardado a uma temperatura constante. Depois de descongelado, o leite materno pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas.
Armazene no freezer Coloque uma etiqueta na mamadeira com a data e a hora da extração e use o leite mais antigo primeiro. Caso você queira amamentar seu bebê com o leite extraído dentro de 48 horas, você pode armazenar o leite na geladeira em uma mamadeira Philips Avent.
Aquecer o leite materno Aqueça o leite materno, de preferência em banho-maria a uma temperatura de cerca de 37 ° C. Além de ser uma boa temperatura para beber, isso mantém as substâncias protetoras do leite, que não podem ser garantidas no aquecimento realizado no microondas ou no contato direto com o fogo.
Os potinhos onde são armazenados o leite materno devem ser esterilizados por 15 minutos em água fervente. Eu uso uns potinhos da Avent, mas há recipientes de outras marcas, como os da Mam, e também saquinhos da Medela. ... Só depois que o pote estiver sequinho é que se pode colocar o leite materno dentro dele.
1. Prepare o recipiente para armazenar leite materno. O recipiente deve ser de vidro com tampa de plástico (como os vidros de maionese e café solúvel, por exemplo). Caso você prefira, pode adquirir em farmácias recipientes próprios para este fim.