Augusto
Caio Júlio César Otaviano Augusto foi imperador de 27 a.C a 14 d.C. Otaviano Augusto (ou Otávio Augusto) foi o primeiro imperador romano e pertenceu à dinastia Júlio-Claudiana. Nasceu na cidade de Roma em 23 de setembro do ano de 63 a.C e era sobrinho-neto de Júlio César que lhe ensinou os caminhos da política romana.
O imperador ostentava na realidade os cargos não imperiais de príncipe do senado (líder parlamentar do senado) e pontífice máximo (máxima autoridade religiosa do império).
A vida dos doze Césares : Julio César, Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Óton, Vitélio, Vespasiano, Tito, Domiciano.
Caio Júlio César (em latim: Caius ou Gaius Iulius Caesar ou IMP•C•IVLIVS•CÆSAR•DIVVS; 13 de julho de 100 a.C. – 15 de março de 44 a.C.) foi um patrício, líder militar e político romano. Desempenhou um papel crítico na transformação da República Romana no Império Romano.
Em pouco tempo, a insatisfação dos senadores foi responsável pela organização de um complô que deu fim ao governo de Júlio César. No ano de 44 a.C., sob o comando de Brutus e Cássio, um grupo de senadores assassinou o ditador. ... Os responsáveis pelo assassinato de Júlio César não conseguiram chegar ao poder.
Como todo mundo gostava dele, foi eleito a consul senior da Republica Romana. Assim, participou de varias guerras e criou ainda mais leis para que seu pode aumentasse. Depois, recebeu poderes procunsulares para governar as provincias de Galia e Iliria por 5 anos.
Num regime democrático, a transmissão da autoridade política é feita de baixo para cima, através da manifestação popular, via eleições. Na ditadura, além da concentração do poder numa instância exclusiva, a transmissão da autoridade política ocorre de cima para baixo, a partir da decisão do ditador ou dos ditadores.
28 de setembro de 48 a.C.
Verificado por especialistas Júlio César desagradou ao Senado Romano pois César e o Senado disputavam o controle, o poder político, sobre a sociedade romana de então, de modo que tanto César quanto os senadores desejavam atrair para si uma quantidade ainda maior de poderes.
1. Epilepsia. Júlio Cesar, o famoso general e político romano, sofria de epilepsia, como registrou Plutarco em sua obra biográfica a respeito dos heróis da antiguidade.
Júlio César
No século I A.C., o imperador romano Júlio César foi vítima de uma conspiração de senadores para tirá-lo do cargo. Entre eles estava o seu filho adotivo Marcus Brutus. O complô resultou no assassinato do imperador a punhaladas pelo grupo de senadores.
Et tu, Brute? (pronunciado [ɛt ˈtuː ˈbruːtɛ]) é uma expressão latina que significa "e tu, Brutus?" ou "até tu, Brutus?", e que teria sido proferida pelo ditador romano Júlio César, no momento de seu assassinato, ao seu filho adotivo Marco Bruto.
Marcos Junio Brutus, um conspirador e político romano, cometeu suicídio em um dia como este, ano ano de 42 a.C, após a derrota na segunda Batalha de Filipos. ... Em 23 de outubro, o exército de Brutus foi esmagado por Otaviano e Antônio em um segundo encontro em Filipos, quando Brutus se matou.
Resposta: 44 a.C.: Assassinato de Júlio César. Em 15 de março de 44 a.C. o chefe militar e ditador romano Júlio César é assassinado por 60 membros do Senado, segundo os quais ele governava de forma autocrática e autoritária. É o fim da República e começo do Império.
O adjectivo crasso (do lat[im] crassu-, "grosso") significa, em sentido figurado, «grosseiro»; quer dizer ainda «grosso; espesso; cerrado; denso; opaco». Este termo, porém, é mais conhecido pelo seu uso nas expressões correntes «erro crasso», que significa «erro grosseiro», e «ignorância crassa» («suma ignorância»).
Crasso: Gordo, forte.
A origem de crasso, segundo os estudiosos, é simplesmente o adjetivo latino crassus, que a princípio queria dizer apenas “gordo, espesso” e que só adquiriu por figuração, ainda em latim, o sentido de “grosseiro, tosco, rude”.