O aumento da relação cimento/agregado reduz a velocidade de exsudação, mas aumenta a água exsudada; Incorporadores de ar e pozolanas reduzem a velocidade e o teor de água exsudada, principalmente em misturas pobres; Aditivos retardadores ampliam a duração e intensidade de exsudação.
Limpe a área criando uma superfície aderente. Com um martelo, apicoe e elimine todas as áreas deterioradas ou não aderidas, formando arestas retas. Retire o concreto em volta das armaduras corroídas, deixando, no mínimo, 2 cm livres em seu contorno. Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a.
Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga. Nesse caso você precisara sair da casa e chamar um engenheiro ou acionar a defesa civil do município com urgência. Se a trinca estiver na vertical ou na horizontal, geralmente, são superficiais e menos preocupantes.
Muitas trincas e fissuras são fáceis de serem reparadas: basta preencher suas aberturas com selantes acrílicos e fazer o acabamento em seguida. No entanto, existem casos avançados que podem até expor a armadura da estrutura, por isso demandam um pouco mais de trabalho.
Reforço estrutural com fibras de carbono Para este processo, as fibras de carbono podem ser usadas para aumentar a capacidade de resistência de vigas, lajes e pilares. Esse reforço é feito colocando as fibras com um adesivo químico – desenvolvido especialmente para essa aplicação.
Reforço estrutural, somente por meio de um profissional de engenharia civil, o reforço deve ser feito desde a fundação se for o caso, não apenas rasgando paredes e embutindo colunas, as fundações são reforçadas através de novas estacas feitas próximas as estruturas existentes, essas ajudarão na distribuição das cargas ...
Algumas técnicas utilizadas para reforço de estrutura de concreto armado:
A principal diferença deste material para a coluna é que a coluna sustenta a parede e o teto, já o pilar sustenta a estrutura inteira. A viga fica em cima da coluna na posição horizontal, desse modo, ela é responsável por transferir o peso da laje para as colunas.
A nomenclatura técnica correta dada para estruturas de ligamento que não estão em contato com o solo é viga. Enquanto estruturas de ligamento que estão em contato direto com o solo são chamadas tecnicamente de cintas.
Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar.
Pilares são elementos estruturais lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes e cuja função principal é receber as ações atuantes nos diversos níveis e conduzi-las até as fundações.
O índice de esbeltez dos pilares é um parâmetro que busca avaliar o quão suscetível a barra comprimida é em relação ao efeito de flambagem. Esse índice consiste basicamente em uma medida mecânica que permite determinar a facilidade que um determinado pilar tem de se encurvar.
Segundo a norma brasileira, para ser considerado um pilar-parede, a menor dimensão do elemento deve ser menor que 1/5 da maior. A título de curiosidade, um elemento de seção transversal submetido à compressão com 14 x 60 cm no Eurocode é considerado pilar-parede e pela norma brasileira um pilar.
Dimensão mínima De acordo com o item 13.
Largura: 20cm ou 0,20m, comprimento: 30cm ou 0,30m e altura: 3,4m.
Pegue a altura do seu pilar (COLUNA), no seu caso 600cm divida pela menor dimensão da coluna Ex sua coluna tem seção 15cm x 30cm use 15. Você vai fazer altura/(menor dimensão/12). Esse numero não pode ser menor que 200. Logo você deve fazer uma coluna com 40 x 40 para conseguir fazer com 6m de altura.
2,5 m
Figura 4 – Valores práticos para estimativa da altura das vigas. A altura das vigas deve ser preferencialmente modulada de 5 em 5 cm, ou de 10 em 10 cm. A altura mínima indicada é de 25 cm. Vigas contínuas devem ter a altura dos vãos obedecendo uma certa padronização, a fim de evitar várias alturas diferentes.
O vão máximo recomendado para vigas de concreto armado é de 12 metros. Acima disso, passa a ser uma estrutura muito pouco econômica e existem outras soluções melhores. Em contrapartida, o vão mínimo recomendado é de 3 metros.
4 metros
A placa é apoiada diretamente sobre os pilares. Este tipo de solução está sendo muito utilizado atualmente, principalmente em edificações residencias e comerciais. A ordem máxima de vão obtido com esse sistema é de 12 m; para vãos maiores a laje torna-se demasiadamente espessa, inviabilizando o seu uso.
RESPEITANDO A DISTÂNCIA MÍNIMA DE 3 cm ENTRE A ARMAÇÃO DA COLUNA E A FORMA DO ALICERCE. AS DEVEM SER EMENDADAS TRANSPASSANDO 30 cm. ENTRE O TOPO DO ALICERCE E A EMENDA, A DISTÂNCIA DEVE SER NO MÍNIMO DE 1,20 m.
E, de acordo com a NBR 6122, nenhuma sapata deve ter dimensão menor do que 60cm.
Coluna Pronta