Pode ser definido como, o estado em que um ser vivo ou organismo não tem lesão ou doença e exerce todas as suas funções normalmente.
Conceito ampliado de saúde pode ajudar a saber se uma população é saudável. Em todo o mundo, 2,8 milhões de pessoas adultas morrem por problemas decorrentes do sobrepeso e da obesidade.
Resposta. O foco atual do pessoal que atua na saúde, é a promoção da saúde que está sustentada a partir de dois pilares básicos. Um desses pilares faz relação aos comportamentos cotidianos e os outro está atrelado às circunstâncias em que nós vivemos.
Qual o conceito que mais se aproxima à concepção de saúde na contemporaneidade? Questão 2. A história clínica de muitas pessoas atendidas nos serviços de saúde revela condições de vida que afetam o bem-estar e a saúde.
Diversos fatores, como uma alimentação balanceada, a frequência de atividades físicas, manutenção da saúde mental e física, redução do estresse, manutenção das relações pessoais e afetivas.
A sociologia da saúde se dedica a entender os aspectos da “saúde” que estão relacionados com essa característica criativa humana. Assim como a sociologia, que tem uma história relativamente recente enquanto disciplina, o que hoje chamamos de sociologia da saúde já assumiu diferentes formas.
78), define-os como “os fatores sociais, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população”.
As doenças crônicas podem se desenvolver a partir de modos de vida, sendo considerados fatores de risco a alimentação inadequada, a falta de atividade física e o tabagismo. O sedentarismo tem sido considerado como o fator de risco mais prevalente na população, independentemente do sexo.