- Lavar as mãos e utilizar os EPI's; - Sentar o paciente quando possível ou elevar a cabeceira da cama de 30 a 45º; - Explicar ao paciente o que será realizado, mesmo que ele esteja inconsciente; - Induzir a tosse pela estimulação dos receptores mecânicos situados na parede da traquéia extratorácica.
Técnica de Expiração Forçada (TEF) ou Huffing Consiste em um ou dois esforços expiratórios (huffs) realizados com a glote aberta com objetivo de remoção de secreções brônquicas com a menor alteração da pressão pleural e menor probabilidade de colapso bronquiolar.
- A tosse seca, igualmente denominada improdutiva ou ineficaz, na medida em que não é acompanhada por expectoração, pode ser combatida, caso seja incómoda, através da administração medicamentos antitússicos que eliminam o reflexo, pois não provoca nenhum benefício.
A tosse ineficaz refere-se ao mecanismo de diminuição da eficácia da tosse na mobilização e na eliminação de secreções nas vias respiratórias. Aqui, o examinador deverá investigar a presença de tosse pelo relato do paciente e/ou pela observação direta.
Tosse aguda é causada por resfriados comuns e gripes Contudo, segundo a imunologista Laira Vidal, “considera-se como crônica a tosse que dura mais de três semanas”. A aguda não avança até 21 dias.
Os brônquios e a traqueia, são tão sensíveis a leve toque que quantidades mínimas de material estranho ou outras causas de irritação iniciam o reflexo da tosse. É um mecanismo de defesa natural inespecífico que remove osagentes irritantes que chegam às vias aéreas superiores.
É uma contração espasmódica dos músculos da expiração que. expelem o ar pelo nariz e pela boca.
A tosse é um ato reflexo momentâneo e repetitivo que auxilia a limpar as vias aéreas de fluídos, micro-organismos, partículas estranhas e fumaça. Na maioria dos casos, a tosse não é um indicativo de condição patológica grave, ainda mais quando estes ocorrem em duração inferior a duas semanas (crises de tosse agudas).
O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente.
Gripes, resfriados e alergias são os motivos mais comuns da tosse seca persistente. A tosse é um reflexo do organismo, uma tentativa de expulsar os vírus, fungos e partículas de poeira, fuligem ou outro material alérgico que estiver atacando as vias respiratórias.
A tosse é um mecanismo de defesa, uma resposta do organismo a um estímulo irritativo. Ela é provocada por diferentes causas, como o mau uso da voz, refluxo, problemas respiratórios, catarro, uso de remédios para ansiedade, depressão e para dormir.
A tosse é uma expulsão ruidosa de ar pela boca, causada por uma contração súbita do diafragma. Ela defende a respiração da agressão de micróbios, infecções gripais, poluição, poeira e fumaça, entre outros agentes, e pode servir para eliminar o excesso de secreção nas vias respiratórias.
A tosse é classificada em três categorias: aguda, subaguda e crônica. Tosse aguda: autolimitada. Duração menor do que três semanas. Causas comuns: infecção de via área superior, DPOC, Asma, insuficiência cardíaca crônica, exposição ambiental e ocupacional.
Mecanismo Normal da Tosse O mecanismo da tosse pode ser dividido em quatro fases: nervosa, inspiratória, compressiva e explosiva(25).
O tratamento sintomático com sedativos da tosse deve ser usado com cautela, principalmente nos casos de infecção. Como a causa da tosse pode ser multifatorial, o tratamento específico inicialmente instituído deve ser mantido em caso de melhora parcial e associado a outro.
Há dois tipos de tosse: a seca e a produtiva. É a presença ou não de muco que estabelece a diferença. Na tosse produtiva a secreção se movimenta e é eliminada; na seca, esse catarro parece não existir. É importante avaliar se a tosse é realmente seca, ou se a secreção não flui por desidratação ou tratamento incorreto.
A tosse aguda --que dura até três semanas -- geralmente está relacionada a infecções das vias aéreas superiores ou dos brônquios. Ela costuma ser provocada por problemas simples como gripes e resfriados ou alergias, mas também pode aparecer em crises de asma e bronquite.