Estamos acostumados a ver o ser humano sob as perspectivas psicanalítica, humanista ou comportamentalista, entre outras. Fromm destacou que o homem tem necessidades existenciais, além de ser portador de paixões que se vinculam ao seu caráter por meio de condições neurofisiológicas e sociais. ...
Virtude: assumir a responsabilidade pela própria existência; Vício: reside na irresponsabilidade perante si mesmo. “Bom” e “mau” são atribuídos em relação ao homem, sendo o bem-estar o único critério do valor ético. O bem é a afirmação da vida, o desenvolvimento das capacidades do homem.
Quais as principais características da Ética Humanista segundo Erich Fromm? a) A Ética Humanista formulou os sistemas de valores apoiados na autoridade exterior partindo da premissa de que é preciso haver uma pessoa ou entidade responsável para dizer como o homem deve agir.
A caracterologia de Erich Fromm tem a sua base fundamental na relação pessoa-mundo, nos processos de assimilação e socialização. O sistema de caráter é a base de ajustamento do indivíduo à sociedade e pode ser o equivalente nos homens do instinto nos animais.
Tem quatro funções: estudar quais são os traços distintivos da moral, estudar o motivo pelo qual uma ação é considerada justa, investigar as razões da moralidade e buscar o desenvolvimento de uma moral religiosa. A área da Filosofia responsável por estudar a Moralidade é a Filosofia Moral.
ética
A palavra “moral” vem do latim mos ou moris – e significa costumes. ... Em um sentido mais simples, a noção de moralidade pode estar associada às noções de justiça, ação e dever: a moralidade não se relaciona àquilo que cada um quer para si e sim às formas de agir com o outro.
A ética, portanto, trata de convivência entre seres humanos na sociedade. ... Num sentido mais restrito, ela se restringe às relações pessoais de cada um.
Resposta: A Filosofia não é ciência: é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. Não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas. ... Não é política, mas interpretação, compreensão e reflexão sobre a origem, a natureza e as formas do poder.