O infarto lacunar é um infarto de pequeno tamanho (chamado de lacuna), menor do que 1,5 cm, secundário a uma doença de pequenos vasos, como as que acometem as artérias cerebrais lenticuloestriadas, talamoperfurantes e talamogeniculadas.
Um acidente vascular cerebral isquêmico consiste na morte do tecido do cérebro (infarto cerebral), decorrente de um fornecimento inadequado de sangue e oxigênio a ele em razão de uma obstrução na artéria.
O acidente vascular isquêmico chamado de lacuna (porque provoca uma lesão pequena dentro do cérebro), mais comumente visto em pessoas com fatores de risco como a hipertensão arterial, pode ocorrer várias vezes sem a pessoa perceber, ou porque não sente nada, ou porque o quadro dura pouco tempo, ou porque as alterações ...
Primeiros socorros para AVC
Desconfortos que, segundo pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, podem ser amenizados pela prática de exercícios físicos. Seis meses de treino aeróbico aliado a atividades de resistência podem melhorar em até 50% dos casos os problemas cognitivos depois do derrame.
TRATAMENTO ATUAL Hoje, o remédio mais utilizado em todo o mundo na prevenção secundária de AVC é o ácido acetilsalicílico. Os pacientes que sofreram um AVC isquêmico fazem o uso contínuo e diário do remédio para evitar uma nova isquemia.