O que é um espasmo muscular? Um dos mecanismos naturais de resposta protetora do organismo, o espasmo muscular consiste em uma contração involuntária sustentada das fibras musculares (ou dos próprios músculos ou nervos que os servem) em resposta à lesão ou à inflamação.
Doença neurológica causa movimentos de torção involuntários pelo corpo. A distonia é um distúrbio neurológico que causa contrações musculares involuntárias graves, em qualquer região do copo, como se fosse um espasmo, mantido por certo tempo.
Os espasmos ou puxões ocorrem mais comumente quando uma pessoa está dormindo em uma posição desconfortável ou está cansada. Poucas pesquisas já foram feitas sobre o assunto, mas uma teoria sugere que o espasmo é resultado do relaxamento dos músculos.
O espasmo esofágico é um distúrbio das ondas rítmicas das contrações musculares (movimentos peristálticos) do esôfago. A causa desse distúrbio é desconhecida. Os sintomas incluem dor torácica e dificuldade em engolir.
Cãibra na boca do estômago, logo abaixo das costelas, é causada por nervos que saem da coluna torácica. Na direção abaixo do mamilo até a região do estômago. Os nervos saem da parte central da coluna torácica.
Pode haver contração excessiva da bexiga em casos de problemas no sistema nervoso ou de irritação da bexiga. No caso da incontinência de urgência, a urina vaza, porque os músculos da bexiga se contraem nos momentos errados. Muitas vezes essas contrações ocorrem independente de quanta urina está armazenada na bexiga.
A dor na bexiga geralmente indica infecção urinária, alguma irritação causada por cistos ou cálculos mas ela também pode ser causada por alguma inflamação no útero ou no intestino.
Quando não se ingere maior quantidade de líquido, mas se sente uma vontade mais frequente de ir ao banheiro, é possível estar com a bexiga pressionada ou ainda irritada. Nesses casos, o diagnóstico comum é de infecção urinária, dor, sensação de bexiga cheia e até febre.