Dentro da área odontológica, o especialista responsável por essa extração é o cirurgião-bucomaxilofacial ou o próprio cirurgião-dentista. A técnica é indicada para casos em que o dente siso não nasce adequadamente ou não possui espaço na arcada dentária.
É normal deixar a raiz? Eventualmente durante uma extração de siso, pode ocorrer a fratura de uma raiz. Quando o resto de raiz é menor ou igual a 3mm e o dente não apresenta cárie ou infecção, o dentista pode optar por deixar o resto, especialmente quando a tentativa de remoção possa resultar em uma lesão de nervo.
Alguns motivos para não tirar os sisos: O siso aumenta nossa plataforma oclusal, aumentando nossa estabilidade postural. Ter sisos aumenta o osso maxilar o que por sua vez leva a um aumento do nosso seio maxilar, a maior das cavidades paranasais do nosso crânio, preenchida de ar.
Segundo a profissional, não existe nenhuma contraindicação direta para a remoção dos 4 dentes em um único procedimento cirúrgico. “Normalmente realizamos as cirurgias por etapas, fazendo dois elementos por vez”, diz ela, “mas é possível realizar a cirurgia dos 4 sisos no mesmo momento”.
Valores dependem de diversos fatores, variam de acordo com o local, a dificuldade, o tempo, se o cirurgião é especialista etc. Não existe uma média. Em média, pode variar de 50 reais a 1.
Há casos de pacientes que os dentes sisos começam a nascer por volta dos 30 anos, mas o procedimento para diagnóstico e retirada é o mesmo.
Mas, uma coisa é certa. Os dentes não têm data de validade e deveriam durar a vida inteira. Por outro lado, a saúde bucal depois dos 40 depende também do estado geral de saúde da pessoa. Por isso, o dentista é um importante aliado para acompanhar e ajudar no enfrentamento desses desafios.
Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los.
O dente do siso ficou, assim, obsoleto e sem espaço. Por serem os últimos a nascer, normalmente entre os 16 e os 20 anos de idade, ganharam o apelido de “dentes do juízo”.
5 dicas de como aliviar as dores
– Fazer bochecho com água quente e uma pitada de sal ajuda a reduzir a dor, repita por algumas vezes ao dia. – Faça compressas quentes no lado que está doendo para provocar alívio. – Caso esteja com a gengiva muito inflamada, também pode colocar gelo no local para reduzir a inflamação.
Nestas situações em que ocorrem problemas na erupção do dente do siso, sintomas como dor forte, gengiva inflamada ou “gengiva inchada” por edema ou abcesso, assim como limitação ao abrir a boca (trismo) e mau-hálito (halitose) são comuns ocorrerem.
Sejam os sprays de uso tópico ou os analgésicos, estes medicamentos são indicados para combater a dor durante o nascimento do dente do siso. Medicamentos caseiros como o óleo de cravo ou até mesmo o cravo in natura também ajudam no alívio do incômodo.
O que é a parestesia? A parestesia é um sintoma que causa a sensação de dormência ou formigamento e dificuldade nas sensibilidades de calor, frio, vibração, dor e ao toque em alguma parte do corpo. No caso da parestesia oral, o sintoma surge na região da boca ou face, ocorrendo com frequência no lábio inferior.
Caracteriza-se pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. Ocorre em razão de uma reação inflamatória envolvendo o nervo facial, que incha e fica comprimido dentro de um estreito canal ósseo localizado atrás da orelha.