Para uma pequena ferida, molhe um aplicador com ponta de algodão ou um cotonete com água da torneira ou soro fisiológico estéril e esfregue-o sobre a parte presa do curativo. Para uma ferida de média a grande, despeje soro fisiológico estéril ou água da torneira diretamente sobre o curativo.
Para remover um curativo de uma ferida que não deve ficar molhada, sopre ar quente de um secador de cabelo na fita durante alguns segundos. Isso suaviza o adesivo e tornará mais fácil a remoção do curativo.
Umedeça o adesivo usando um removedor de esmalte. Esfregue um pouco de removedor sobre o curativo e espere alguns segundos antes de esfregá-lo para tentar tirar a cola da pele. Assim como o álcool isopropílico, a acetona também tende a ressecar e irritar a pele, portanto, tenha os mesmos cuidados.
Prepare uma solução de água, vinagre e sabão em pó A água quente ajuda a amolecer a cola e facilita bastante no processo de remoção! Com uma escova para lavagem, esfregue o local da mancha (até a cola sair completamente) e, se for necessário, repita o processo. Para finalizar, basta lavar a roupa normalmente.
No caso de micropore afixado diretamente na pele, pode-se molhar o curativo, porém deve-se evitar de esfregá-lo com buchas de banho ou levar jato de água diretamente encima.
Posso molhar o curativo? Depende do tipo de curativo. Em feridas agudas (de fácil resolução, como cortes e escoriações simples) geralmente não há problema em molhar o curativo. Entretanto, o mais indicado é que após molhado, o curativo seja trocado assim que possível.
Usar micropore 3M sobre a cicatriz com troca a cada 7 dias por 45 dias. Em caso de alergia, substitua por gaze com Dersani com troca diária. Após os 45 dias, deixar as cicatrizes expostas e aplicar cicatricure gel 2 vezes ao dia por 4 meses. Os pontos do umbigo serão retirados em até 14 dias.
Olá, o micropore pode ser utilizado de 01-02 semanas após a retirada dos pontos, ele pode ajudar a diminuir a tensão da ferida operatória e evitar contaminação do local.
Em geral, isso leva umas 3 ou 4 semanas para acontecer.
Secar com toalha e secador a região dos curativos. É proibido o banho de imersão (banheira) nos primeiros 15 dias ou se houver área ainda em cicatrização. As fitas não devem ser retiradas, nem trocadas, salvo se você receber orientações para o fazer.
Em ferimentos pouco complexos e não contaminados, o curativo recomendado, após a sutura, é a fita adesiva microporosa (conhecida como Micropore) (2). A incisão deve ser examinada diariamente, em busca de evidências de infecção. Os pontos, em geral, são retirados em 7 a 10 dias (1,3).
Se for isso, use uma pomadinha tipo Trombofob, 3x ao dia, mas tudo desaparecerá logo. Se for a própria cola do esparadrapo, tente remover com álcool comum ou acetona de remover esmalte, mas atenção: vá com calma, sem força, com movimentos suaves sempre numa só direção, sem vai-vem.
Os cabelos poderão ser pintados 1 semana antes da cirurgia e após 5 semanas da cirurgia. Pentear os cabelos com pente grosso, evitando o uso de escova por 15 dias.
Evitar pegar peso e dirigir Antes de 20 dias não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar pesos, assim como também não é recomendado dirigir antes de 3 meses após a cesárea, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.