Manejo de guanxuma na entressafra do sistema soja-milho
São fortemente hipotensoras, diuréticas, antiinflamatórias e febrífugas. Popularmente a guanxuma também é usada para diminuir a queda de cabelos e para escurecê-los. Para isto basta enxaguá-los com o chá de toda a planta. Para alvejar panos, devem colocar-se raízes de guanxuma na água onde são fervidos.
Também conhecida como vassourinha, tupixá e chá-da-índia, a guanxuma é uma planta daninha que, assim como as outras, se não controlada, diminui o potencial de produção do pasto, afetando a capacidade de suporte das pastagens e, consequentemente, o resultado econômico da propriedade.
Conheça a Guanxuma É uma planta rústica, de ciclo anual, que atinge entre 40 e 80 cm, adapta-se a qualquer tipo de solo, sendo pouco exigente em relação à irrigação. Produz flores amarelas e propaga-se por suas sementes.
A buva é uma planta anual, com germinação no final do cultivo do milho segunda safra e entressafra. Se tornando grande problema no cultivo da soja em sequência. Apresenta porte ereto, até 150 cm de altura.
Baixe o app da Casas Bahia
Kapina Tradicional É um herbicida do tipo seletivo indicado para controle da Tiririca. Pode ser aplicado em nos seguintes tipos de gramas: Grama Bermuda, Grama Esmeralda, Grama Santo Agostinho, Grama Batatais, Grama São Carlos. É recomendado 3 mL do produto para cada litro de água.
Vou mostrar para você que está toda essa pastagem comprometida com esse luca, o famoso barbante”, ilustrou. “Como a gente controle ela? Tem duas formas de controlar!”, anunciou Pires. “A gente pode controlar com glifosato.
Existem poucas opções que sejam seletivas ao milho e controlem o capim-amargoso. Dentre elas temos: herbicidas pré-emergentes aplicados em sistema de “aplique plante” – como trifluralina, s-metolachlor e isoxaflutole; herbicidas utilizados em pós-emergência precoce – como nicosulfuron, tembotrione e mesotrione).
A grama-estrela-africana é tolerante às doses normalmente recomendadas do herbicida glifosato (720 a 1.
Por não produzir sementes viáveis, o tifton é cultivado por meio de estruturas vegetativas, os estolões. As maneiras mais comuns de implantação da gramínea são em sulcos, em covas ou a lanço. Recomenda-se realizar o plantio durante o período das águas (outubro a janeiro).
No processo, as melhores matrizes são selecionadas e cortadas com uma tesoura. Depois, são transferidas para um balde com água, para não secar. Por fim, as mudas são colocadas em bandejas com substratos e levadas para um canteiro nivelado (dentro ou fora da estufa), com no máximo 1 cm de água.
A propagação do capim-gramão é feita, preferencialmente, por mudas. O plantio das mudas deve ser realizado em covas, sulcos ou pelo método de plantio superficial ou ainda incorporado, após o início da estação chuvosa, quando o solo apresentar um nível de umidade apropriado para o pegamento.
Outro capim capim que você pode plantar que é muito tolerante ao estresse hídrico é o andropogon. O andropogon tem um sistema radicular bastante profundo e ele consegue tolerar a seca. Um outro capim que você poderia plantar também a Brachiaria decumbens.
Primeiro pastejo depois de 40 dias Quanto aos cuidados no primeiro pastejo o zootecnista ensina: "a área deve receber animais depois de 40 a 75 dias após a germinação da forrageira – assim que a planta atingir 75% da altura superior indicada para o manejo do capim.