Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.
O manejo da bola e do corpo, o drible, o passe, o arremesso, os fundamentos individuais de defesa e o rebote são aspectos técnicos que devem ser levados em conta pelos iniciantes no esporte. Esses fundamentos são utilizados em várias situações de jogo e norteiam a prática do basquetebol de quadra.
Defesa: Quando o ataque passa pelo bloqueio, os jogadores que não pularam se posicionam para tentar impedir que a bola toque o chão da sua quadra. Esse movimento é a defesa, que pode ser de manchete ou toque e, quando bem realizada, proporciona o levantamento e novo ataque.
O ataque é uma ação realizada próximo à rede e consiste em acertar a bola a fim de marcar um ponto. Geralmente é o terceiro contato de uma equipe com a bola. ... O ataque realizado no primeiro toque de um time após um erro de recepção do time adversário é chamado bola de xeque.
A Primeira Aproximação os deslocamentos dos pontos em que os atacantes se encontram para o ponto em que partem para o ataque. - Aproximação Final. No momento em que a bola chega às mãos do levantador, cada atacante, de acordo com o tipo de bola, executa as passadas finais que precedem o salto para o ataque.
A ele compete, em larga escala, o sucesso de um ataque. Sua visão de jogo, técnica, habilidade, agilidade, raciocínio rápido e inteligência, lhe atribuem uma autonomia indiscutível dentro da quadra. O levantador é, portanto, uma peça de rara importância numa equipe.
CARACTERÍSTICAS DO JOGO: O voleibol é um esporte coletivo jogado por duas equipes em uma quadra dividida por uma rede, onde cada equipe permanece em sua parte da quadra e faz com que a bola atravesse por cima da rede. A quadra deverá medir 18m de comprimento e 9m de largura.
Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.