As famílias da tabela periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, dispostos de acordo com os respectivos números atômicos e as propriedades físicas e químicas dos elementos. Esses grupos correspondem às duas primeiras colunas verticais e as seis últimas colunas, também verticais, existentes na organização.
Distribuição eletrônica e a Tabela Periódica
O número da ordem do período indica o número de níveis energéticos ou camadas eletrônicas do elemento. As colunas verticais constituem as famílias ou grupos, nas quais os elementos estão reunidos segundo suas propriedades químicas. Da família 1 e 2 e 13 até 18 chamamos de elementos representativos.
Podemos determinar a camada de valência de um átomo utilizando o número de elétrons para realizar a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling. Na distribuição eletrônica do telúrio, temos que sua camada de valência é a quinta, pois é o nível mais distante do núcleo desse átomo.
Para determinar a camada de valência através da tabela periódica é preciso identificar o período e a família do elemento. Assim, enquanto a família 1A apresenta 1 elétron de valência, a 2A apresenta 2, e assim sucessivamente.
Camada de valência é a camada (ou nível) mais externa (mais distante do núcleo) de um átomo, ou seja, aquela que está mais distante do núcleo.
Os níveis representam os níveis de energia na Eletrosfera, que variam do 1° ao 7° nível. Já os subníveis são as letras s, p, d e f, que vão depender da quantidade de elétrons que cabem em cada nível.
O diagrama de Pauling representa os níveis, que são as camadas eletrônicas do átomo. São sete níveis, enumerados de forma crescente do mais próximo ao núcleo para fora (1, 2, 3... 7) e, denominados, respectivamente, pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. Existem no máximo quatro subníveis, que são: s, p, d, f.
Resposta. O número máximo de elétrons de um átomo que apresenta com elétrons distribuídos em cinco camadas é 54, pois ao fazer a distribuição eletrônica temos K=2, L=8, M=18, N=18 e O=8, caso seja adicionado mais um elétron nesse átomo, ele iria ocupar a sexta camada.
A estes valores damos o nome de “quanta” (no plural) ou “quantum” (no singular). Até o momento, em todos os átomos já conhecidos, os elétrons podem ocupar até sete níveis de energia, sendo representados respectivamente pelas letras maiúsculas K, L, M, N, O, P e Q ou pelos números 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Os orbitais atômicos permitem que os átomos façam ligações covalentes. Os orbitais mais comumente preenchidos são s, p, de ef. Os orbitais S não têm nós angulares e são esféricos. Os orbitais P têm um único nó angular através do núcleo e têm a forma de halteres.